Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Itajaí e região devem...

Itajaí e região devem imunizar mais de dez mil meninos contra HPV

A vacinação contra o HPV (vírus do papiloma humano) deverá imunizar 10.268 meninos entre 12 e 13 anos em Balneário Piçarras, Penha, Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Porto Belo e Bombinhas, conforme meta da Gerência Regional de Saúde. Ao contrário de 2016, quando o enfoque da campanha foram meninas de 9 a 10 anos, 2017 marca o início da vacinação para o sexo masculino, com calendário permanente em toda a rede pública de saúde. 

Somente em Itajaí, a expectativa é atender mais de três mil meninos. De acordo com a responsável pelo programa de imunização da Gerência Regional de Saúde, Salete Galvan, o motivo da adição dos meninos é evitar a disseminação do vírus por meio de relação sexual, bem como possibilitar o combate ao câncer de próstata, garganta, ânus e verrugas genitais. “Existe uma grande resistência dos pais por acreditarem que a campanha poderia incentivar a prática sexual nesta idade. A campanha trata da prevenção à doença que possa ocorrer no futuro”, observa Salete. Já para a diretora da Escola de Educação Básica Francisco de Paula Seara, Roseleia de Morais Salvador, o programa de vacinação foi muito bem aceito e compreendido pelas famílias.

A vacina inibe quatro tipos de HPV e consegue alcançar 98% de eficácia. Para tal, devem-se respeitar os procedimentos de aplicação, que incluem uma segunda dose em um intervalo de seis meses entre ambas. A orientação aos pais ou responsáveis é que levem os meninos a qualquer posto de saúde, com carteira de vacinação ou carteira nacional do SUS. 

O que é o HPV? 

O HPV é transmitido por meio de relação sexual. Em casos excepcionais, a transmissão pode ocorrer durante o parto ou por objetos. Existem atualmente mais de 200 variações do vírus, sendo que alguns podem causar câncer de colo de útero e ânus. Entre os sintomas estão verrugas não dolorosas, isoladas ou agrupadas, que aparecem nos órgãos genitais e irritação ou coceira no local. O risco de transmissão é muito maior quando as verrugas são visíveis e as lesões podem aparecer no pênis, ânus, vagina, vulva (genitália feminina), colo do útero, boca e garganta. 

Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Itajaí
Fone: (47) 3398-5950/14 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support