Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Irregularidades na caixa de...

Irregularidades na caixa de gordura comprometem funcionamento do sistema de esgoto de Chapecó

A caixa de gordura continua sendo o principal problema encontrado em imóveis de Chapecó vistoriados pelo programa Trato pelo São José. De acordo com a equipe técnica que atua à serviço da CASAN, quase 60% das inadequações são relacionadas à ausência desse equipamento que é obrigatório, ou ao seu tamanho irregular.

O Trato pelo São José já realizou quase 8 mil vistorias, com registro de 2.261 (29,8%) com ausência de caixa de gordura e 2.055 (27%) com caixa de gordura irregular.

Esse problema é um dos principais focos do programa, pois as caixas de gordura desempenham um papel fundamental, impedindo que resíduos oleosos cheguem às redes coletoras de esgoto, se tornem sólidos e causem obstruções das tubulações. Associado a materiais como cabelos e plásticos, o óleo é uma das principais causas de problemas operacionais nos sistemas de esgotamento sanitário.

A caixa de gordura deve ser exclusiva para pias de cozinha, de churrasqueira ou máquinas de lavar louça. Não é permitido conectar efluentes de lavanderia e banheiro a esse equipamento.

Atualmente, as equipes do Trato pelo São José estão trabalhando nos bairros Engenho Braun, Jardins, Alvorada, Bela Vista, São Cristóvão, Cristo Rei e Jardim América. São realizadas visitas em residências e comércios para verificar as instalações sanitárias e a conexão com o Sistema de Esgotamento Sanitário operado pela CASAN.

Em caso de inadequações, os profissionais prestam orientação técnica gratuita para regularização do imóvel.

“Estamos comprometidos em trabalhar junto à comunidade Chapecoense para garantir um ambiente mais saudável para todos”, destaca a engenheira ambiental e sanitarista Josieli Mendes, responsável pelo Trato pelo Saneamento em Chapecó.

Mais informações sobre a instalação adequada da caixa de gordura ou sobre a adequada ligação do esgoto do imóvel à rede coletora da CASAN podem ser obtidas pelo  WhatsApp (49) 98886-4551. A equipe também possui escritório na rua Mato Grosso, 397 D, no bairro Jardim Itália.

Fotos: Trato pelo São José/ Acervo CASAN
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support