Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Irregularidades na caixa de...

Irregularidades na caixa de gordura comprometem funcionamento do sistema de esgoto de Chapecó

A caixa de gordura continua sendo o principal problema encontrado em imóveis de Chapecó vistoriados pelo programa Trato pelo São José. De acordo com a equipe técnica que atua à serviço da CASAN, quase 60% das inadequações são relacionadas à ausência desse equipamento que é obrigatório, ou ao seu tamanho irregular.

O Trato pelo São José já realizou quase 8 mil vistorias, com registro de 2.261 (29,8%) com ausência de caixa de gordura e 2.055 (27%) com caixa de gordura irregular.

Esse problema é um dos principais focos do programa, pois as caixas de gordura desempenham um papel fundamental, impedindo que resíduos oleosos cheguem às redes coletoras de esgoto, se tornem sólidos e causem obstruções das tubulações. Associado a materiais como cabelos e plásticos, o óleo é uma das principais causas de problemas operacionais nos sistemas de esgotamento sanitário.

A caixa de gordura deve ser exclusiva para pias de cozinha, de churrasqueira ou máquinas de lavar louça. Não é permitido conectar efluentes de lavanderia e banheiro a esse equipamento.

Atualmente, as equipes do Trato pelo São José estão trabalhando nos bairros Engenho Braun, Jardins, Alvorada, Bela Vista, São Cristóvão, Cristo Rei e Jardim América. São realizadas visitas em residências e comércios para verificar as instalações sanitárias e a conexão com o Sistema de Esgotamento Sanitário operado pela CASAN.

Em caso de inadequações, os profissionais prestam orientação técnica gratuita para regularização do imóvel.

“Estamos comprometidos em trabalhar junto à comunidade Chapecoense para garantir um ambiente mais saudável para todos”, destaca a engenheira ambiental e sanitarista Josieli Mendes, responsável pelo Trato pelo Saneamento em Chapecó.

Mais informações sobre a instalação adequada da caixa de gordura ou sobre a adequada ligação do esgoto do imóvel à rede coletora da CASAN podem ser obtidas pelo  WhatsApp (49) 98886-4551. A equipe também possui escritório na rua Mato Grosso, 397 D, no bairro Jardim Itália.

Fotos: Trato pelo São José/ Acervo CASAN