Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Transportes
  4. /
  5. IPVA de veículos com...

IPVA de veículos com placa final 8 vence na segunda-feira, 2 de setembro

Donos de veículos com placa final 8 que não optaram pelo pagamento parcelado do IPVA 2013 tem até a próxima segunda-feira para quitar o imposto em cota única sem cobrança de multa. O prazo para parcelamento terminou no dia 10 de agosto. A Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), responsável pelo recolhimento do imposto, lembra que os vencimentos do IPVA dependem do final da placa do veículo, mas os contribuintes podem antecipar o pagamento do imposto a qualquer momento. 

A guia de pagamento do IPVA, taxas, multas e seguro DPVAT pode ser tirada na internet e paga nas agências bancárias conveniadas: Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Caixa Econômica Federal, Unibanco, Sistema Bancoob/Sicoob, HSBC, Sicred e Cecred. A quitação do IPVA é um dos requisitos para que o proprietário possa licenciar o veículo. O não pagamento também implica em Notificação Fiscal, com multa de 50% do valor devido, mais juros SELIC ao mês ou fração. Se a Notificação Fiscal não for quitada, a mesma será inscrita em dívida ativa do Estado.

Santa Catarina ultrapassou em abril a marca de 4 milhões de veículos, tornando-se a sexta maior frota do Brasil. A arrecadação do IPVA é de competência dos Estados e do Distrito Federal, mas 50% são repassados ao município em que o veículo estiver licenciado. A receita do imposto é utilizada para investimentos em áreas como saúde, educação, segurança e saneamento, ou seja, não é exclusiva para obras viárias. 

Mais informações e calendário com vencimentos estão disponíveis no site

Como gerar a guia de pagamento

– Acesse o site da Fazenda

– Na barra lateral direita, clique no link IPVA no campo Serviços Mais Acessados

– No campo Serviços Relacionados, à direita, clique em Consulta Valor de IPVA e digite o número da placa e Renavan do veículo

– Em seguida, clique sobre o item que deseja pagar (exemplo: Licenciamento Anual 2012, IPVA cota única 2013)

– Imprima o boleto e faça o pagamento em qualquer agência bancária conveniada

– Após o pagamento e compensação, vá até o Ciretran mais próximo e retire o documento novo 

Mais informações:

Calendário com vencimentos está disponível no site

CAF – CENTRAL DE ATENDIMENTO FAZENDÁRIA

0300-645-15-15

Das 8 às 18 horas

Confira o boletim produzido pela Rádio Secom:

  Baixar áudio

Assessoria de Comunicação SEF

Aline Cabral Vaz/Cléia Schmitz

avaz@sef.sc.gov.br/ cschmitz@sef.sc.gov.br

www.sef.sc.gov.br

Twitter: @fazenda_sc

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support