Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Previdência
  4. /
  5. Iprev SC realiza primeiras...

Iprev SC realiza primeiras simulações de novo sistema previdenciário

Foto: Divulgação

O SISPREV WEB é um sistema desenvolvido para auxiliar na gestão previdenciária de servidores públicos, sendo utilizado por diversas entidades previdenciárias em todo o Brasil, e garante trazer mais recursos de automação nas análises processuais. Na segunda-feira, 8, foram apresentadas as primeiras simulações do SISPREV WEB para a Diretoria de Previdência e suas gerências (Inativos, Pensões e Folha de Pagamento). Os gestores puderam conhecer a interface do novo sistema, e observar algumas funcionalidades de concessão de aposentadoria e pensões.

Esta ainda é uma etapa de ajustes. Algumas modalidades de aposentadoria já foram cadastradas no sistema, e foram simulados alguns processos com direito à determinada regra. A partir destas observações, pôde-se constatar alguns ajustes necessários para que atendam a realidade do IPREV, como modelos de documentos adequados com as informações de formulários MLR, melhorias no anexo dos documentos junto ao TCE, fechar direitos previdenciários até 01/01/2022, atribuir dígito às matrículas, etc.

O novo sistema também servirá para os setoriais, responsáveis pela abertura do processo de pedido de aposentadoria, na qual através do SISPREV WEB poderão simular o benefício antes mesmo de abrir o processo, e escolher a modalidade de aposentadoria mais benéfica ao servidor, conforme as regras parametrizadas no sistema. A ferramenta também possui a possibilidade de simular o cálculo do valor do benefício ao se aposentar.

Os ajustes na concessão de pensão também foram apontados pela gerente da pasta, definindo as etapas de fluxo de trabalho, para parametrizar o que será de atribuição dos servidores colaboradores, e o que será dos servidores técnicos analistas.

As próximas reuniões ocorrerão durante a semana, com a Consultora Corporativa da Agenda Assessoria, Carolina Rosa, responsável pelo desenvolvimento do sistema, dando continuidade a esta etapa de reparos até a concordância e conciliação. O novo sistema está previsto para entrar em funcionamento completo até maio de 2024.

Avatar
Escrito por:

Fernando Kleis | IPREV

Assessor de Comunicação Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina - IPREV

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support