Investir para girar a economia é medida anticrise, defende Colombo em ciclo de palestras em Joinville
Medidas do Governo do Estado para enfrentar a ameaça de crise econômica que preocupa o país foram um dos destaques do discurso do governador Raimundo Colombo ao fechar o ciclo de palestras estratégicas de Joinville, na noite desta quinta-feira, 25. O evento buscou promover um diálogo com a população neste momento de ajuste fiscal por parte do governo federal.
Foto: James Tavares / Secom
>>> Imagens para download na galeria
“Estamos com as contas públicas em Santa Catarina equilibradas, mas não podemos fingir que a crise não existe. Os impactos do ajuste fiscal vão, sim, penalizar os brasileiros. Mas queremos enfrentar esse momento com coragem, investindo, girando a cadeia produtiva e criando e mantendo empregos, o maior bem que uma pessoa pode ter para sua independência”, defendeu Colombo.
O governador ressaltou que Santa Catarina vem de um grande momento na geração de emprego, com indicadores recordes. Em 2014, SC foi o maior gerador de empregos no país (53.887 novas vagas), batendo inclusive o estado de São Paulo, segundo dados do Ministério do Trabalho. Em fevereiro de 2015, o saldo foi de 12.108 novos empregos, novamente o maior volume registrado no mês em todo o Brasil. E na média do primeiro trimestre de 2015, o IBGE revelou também que o Estado apresentou a menor taxa de desocupação do país: 3,9%.
“Não podemos perder o que conquistamos até agora. Precisamos minimizar os efeitos da crise para que nenhum catarinense perca o seu emprego nesse momento de ajuste fiscal. E vamos fazer isso investindo em obras e em ações que movimentem a economia. Este será um ano de aplicação de grandes volumes pelo Pacto em Santa Catarina, o maior programa de investimentos da história do Estado”, acrescentou.
Como exemplo de ação para girar a economia, Colombo citou o SC+Energia – Programa Catarinense de Energias Limpas, lançado nesta semana que apresenta medidas como incentivos fiscais para novos investimentos em energias renováveis e reforço de pessoal nas equipes que trabalham com licenciamento ambiental. O objetivo é atrair novos investidores em setores como hidrelétricas, energia solar, eólica e biomassa.
O governador ressaltou, ainda, o trabalho do governo na gestão e no reforço da fiscalização das obras públicas. O secretário de Planejamento, Murilo Flores, apresentou ferramentas que permitem o acompanhamento online e em tempo real das obras que envolvem os programas Pacto por Santa Catarina e o Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam). O Pacto por Santa Catarina é maior pacote de obras da história do Estado, com R$ 10 bilhões em investimentos para todas as áreas, como novos hospitais, estradas, escolas e viaturas e equipamentos para órgãos de Segurança Pública. Já o Fundam, que está garantindo o repasse de R$ 600 milhões para as 295 prefeituras catarinenses
Ciclo de Palestras
O Ciclo de Palestras Estratégicas de Santa Catarina vai ocorrer em todas as regiões do Estado. “Cada ciclo é uma procura de contribuições da sociedade para o debate sobre o caminho a ser seguido e para enfrentar os desafios que temos pela frente. Estamos buscando a participação da população e suas lideranças nesse momento tão importante para manter Santa Catarina como um estado diferenciado”, destacou o governador Colombo.
O evento é promovido pela Secretaria Executiva de Assuntos Estratégicos, com mediação do Sebrae e orientação do Instituto ENA Brasil (Escola Nacional de Administração).
Blumenau e Joinville foram as primeiras cidades a receberem o ciclo e Chapecó está programada para ser a próxima. Dividido em quatro encontros em cada município, o ciclo debate ações e metas do Governo do Estado junto à comunidade. Temas como infraestrutura urbana, saúde, educação, energia, segurança e desenvolvimento regional são abordados pelos secretários estaduais e seus representantes e, no último encontro, o governador faz a sua apresentação.
Em Joinville, na noite desta quinta, participaram do encontro, entre outras autoridades, os secretários de Estado do Planejamento, Murilo Flores; dos Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond Vieira; de Assuntos Estratégicos, Geraldo Althoff; e do Desenvolvimento Regional de Joinville, Simone Schramm.
Informações adicionais para a imprensa:
Alexandre Lenzi
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: lenzi@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3008/8843-4350
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC