Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Investimentos no Porto de...

Investimentos no Porto de São Francisco são destaque em evento setorizado

O aprimoramento da infraestrutura está tornando o Porto de São Francisco do Sul uma referência nacional. Exemplo disso, é o reconhecimento biométrico dos motoristas de caminhões, por meio da palma da mão, no novo acesso ao complexo portuário, inaugurado esta semana.

A inovação transformou São Francisco no primeiro porto público do país a contar com esse tipo de tecnologia.

Esse e outros investimentos recentes, no valor de R$ 10 milhões, foram abordados durante o I Fórum Catarinense do Setor Portuário, que começou nesta quinta-feira, 6, no Porto de Imbituba, e termina nesta sexta-feira, 7.

Durante o painel “Gestão e o Desempenho dos Portos Catarinenses”, o presidente do Porto de São Francisco do Sul, Cleverton Vieira, destacou a abertura do novo gate para agilizar a movimentação de veículos.

“Agora, contamos com dois acessos e cinco balanças, antes eram apenas duas. Todas, com reconhecimento biométrico, ao alcance do motorista, evitando a necessidade de descer do caminhão”, disse.

Ao mesmo tempo, lembrou que São Francisco integra a elite entre os 35 portos públicos do Brasil, em termos de gestão ambiental e de qualidade, por possuir a Certificação ISO 9001 e 14001. “Apenas cinco portos públicos no país têm esse reconhecimento, que foi renovado em junho”.

Vieira ressaltou, ainda, que na próxima semana será finalizada a revitalização de 500 metros da linha férrea que atende o Terminal Graneleiro, incluindo 300 metros que estavam desativados desde 2019.

A obra agiliza as manobras dos trens, permitindo o uso de duas vias diferentes: uma para a entrada de vagões carregados e outra para a saída dos vazios.

Nesta sexta-feira, 7, o evento continuou com diversos painéis. Entre eles, o que trata das “Boas Práticas de Gestão Portuária” e que teve a participação da servidora Suellen Jovita, que falou sobre a Implantação do Sistema de Gestão Integrado (ISO 9001 e ISO 14001) no Porto de São Francisco do Sul.

O Fórum Catarinense do Setor Portuário busca promover a integração dos portos catarinenses e contou com a participação do secretário estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, e de representantes dos seis portos de Santa Catarina: São Francisco do Sul, Imbituba, Laguna, Itajaí, Portonave e Itapoá. A organização é da UFSC, Unisul e Univali.

(Crédito fotos: Billy Culleton)

Informações adicionais para a imprensa:

Billy Culleton – Assessoria de Comunicação do Porto de São Francisco do Sul
E-mail: billy@portodesaofranciscodosul.com.br
Fone: (48) 99968-3091
Site: www.portosaofrancisco.com.br – Redes sociais: @portodesaofranciscodosul

Avatar
Escrito por:

ASCOM | PSFS

Assessoria de imprensa do Porto de São Francisco do Sul

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support