Investimentos em Segurança Pública e queda nos índices de criminalidade são destaques em coletiva de imprensa
Foto: Ricardo Trida / SECOM
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e as forças de Segurança destacaram em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira, 18, em Joinville, na Associação Empresarial (Acij), os números que apontam a redução dos principais indicadores criminais em Santa Catarina. O secretário da Segurança Pública, Sargento Lima, anunciou ainda que serão investidos R$ 140 milhões em um trabalho coordenado com as forças policiais para o enfrentamento à criminalidade violenta e para a valorização dos profissionais de segurança pública.
:: Leia mais: Segurança Pública: dados criminais apresentam queda em 2023 em Santa Catarina
Os recursos virão do Fundo Nacional de Segurança Pública e serão aplicados até dezembro de 2024. Também foram ressaltados os trabalhos operacionais e a eficiência das instituições e servidores na apuração dos crimes. Nesta quinta, o secretário adjunto Freibergue Rubem do Nascimento e gestores da SSP participaram em Brasília da primeira reunião estratégica para a utilização do Fundo
Em Joinville, na Acij, o secretário da SSP e as forças de Segurança avaliaram os resultados obtidos na queda da criminalidade como os melhores do Brasil.
De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, somente em Joinville, em 2023, foram presas 523 pessoas pela PCSC, o que representa um aumento de 84%. “Temos policiais motivados e grandes investimentos realizados pelo governo do Estado”, ressaltou.
O comandante do 5º Comando Regional de Polícia de Polícia Militar, coronel Márcio Leandro Reisdorfer, destacou a atuação conjunta das forças policiais no combate às organizações criminosas e a criação do Batalhão de Pronta Resposta da PM em Joinville.
Participaram ainda das apresentações o Corpo de Bombeiros Militar, por meio do chefe do Estado-Maior Geral, coronel Fabiano Bastos das Neves e a Polícia Científica, por meio da perita-geral Andressa Boer Fronza.