Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Investimento da CASAN em...

Investimento da CASAN em Itá traz mais qualidade de vida e melhores condições de saúde à população

Fotos: Acervo CASAN

A cidade de Itá, no Oeste, está passando por uma transformação importante com a implantação do sistema de esgotamento sanitário da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento). Para além do tratamento, essa mudança poderá ser sentida também no setor de saúde. O engenheiro sanitarista da Casan, Felipe Trennepohl destaca que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para cada real investido em sistemas de esgotamento sanitário, estima-se que R$ 4,30 são economizados com saúde pública.

“Antes da implantação do SES Itá, a comunidade ficava mais exposta a diversos riscos, como a contaminação de rios e lençóis freáticos, a proliferação de doenças transmitidas pela água e a degradação do meio ambiente”, explica Trennepohl. “Com a melhoria na qualidade de vida e na saúde da população, os recursos que seriam usados para combater esses casos poderá ser liberado para outras áreas prioritárias”.

A implantação do sistema de esgotamento sanitário também tem reflexo positivo na economia local. Isso porque a construção da infraestrutura necessária gerou empregos temporários e injetou recursos na economia durante a fase de implementação. Agora, com o sistema em operação, a cidade também se torna mais atraente para investimentos, tanto em termos de negócios quanto de turismo.

“Ao priorizar a saúde pública, o crescimento econômico e a inclusão social, essa iniciativa demonstra o compromisso dos governantes com o desenvolvimento social, melhorando a qualidade de vida de seus cidadãos”, reitera o engenheiro sanitarista.

Tratamento em Expansão

O SES Itá está em operação há 12 meses, atendendo aos bairros São João e Floresta e em parte dos bairros Centro, Natureza e Vila Gerasul. A previsão é ampliar gradualmente as conexões nos próximos meses, visando atingir 70% da capacidade de operação da estação de tratamento.

Com a expansão, o atendimento dos três últimos bairros citados será praticamente finalizado e as localidades de Pioneiros (100% do bairro), Mirante (90%) e Palmeiras (80%) também farão parte do Sistema. Mas atenção: a ligação na rede coletora de esgoto só pode acontecer em locais que já foram autorizados via aviso na fatura.