ADR São Lourenço também participa do Dia da Família na Escola
Na última semana, escolas da rede estadual de ensino, prepararam uma programação para integrar pais, estudantes e demais familiares. Em São Lourenço do Oeste, a EEB Rui Barbosa e o Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), se engajaram, juntamente com o polo da Unopar (Universidade do Norte do Paraná), na realização de um evento para integrar família, escola e sociedade.
Foi a primeira edição do Integra, realizado na Praça da Bandeira em São Lourenço do Oeste no domingo, dia 17. Foi uma tarde de cultura, lazer e integração entre instituições escolares, estudantes e familiares. A programação contou com atividades pedagógicas entre pais e filhos, apresentações artísticas e culturais, exposição de pequenos animais para adoção, pintura e ginástica laboral.
Na avaliação da diretora do Ceja, Rosângela Lazzarotto, o evento superou as expectativas. Para a diretora da EEB Rui Barbosa, Sônia Zanetti Wrublewscki, a importância da realização desta ação se justifica pela oportunidade dada aos pais e familiares, de participar mais efetivamente das atividades escolares com consequências positivas na formação dos alunos.
Para o gerente regional de Educação, João Patinho, o Governo do Estado, com esta ação, estimula com ainda mais relevância a participação dos pais na educação dos filhos e maior interação destes com a escola.
Lei incentiva a integração entre família e escola
Santa Catarina é o único estado brasileiro que incentiva os familiares através de Lei, a participarem efetivamente da vida escolar dos alunos. O dia da Família na Escola virou Lei após apresentação de uma proposta do Movimento Santa Catarina pela Educação, acatada pelo governo estadual e aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa (foi instituído o dia 16 de abril).
A Agência de Desenvolvimento Regional manteve contato com demais instituições de ensino da rede estadual na região e obteve a informação de que o Dia da Família na Escola faz parte do calendário letivo em todas as escolas, ocorre que na grande maioria delas, as atividades alusivas acontecem em outra data, de acordo com a disponibilidade dos pais em poder participar em maior número. Na EEB Sóror Angélica, de São Lourenço do Oeste, por exemplo, as atividades estão marcadas para o mês de maio, conforme informações da secretária Adriana Vanin.
Maior presença dos pais fortalece aprendizado
“Estudos revelam que a maior participação dos pais na vida escolar dos filhos contribui muito para o aprendizado. Uma pesquisa do Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mostra que estudantes que recebem apoio e atenção dos pais na sua vida escolar estão, em média, quatro meses à frente no aprendizado em comparação com os que não recebem essa atenção”, afirma o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, que lidera o Movimento. “O Dia da Família na Escola é uma importante oportunidade para chamar a atenção para isso”, destaca.
Mais informações para a imprensa:
Juliana Balotin
Assessoria de Comunicação
ADR São Lourenço do Oeste
E-mail: ascom@snx.sdr.sc.gov.br e juliana.balotin@gmail.com
Fone: (49) 3372-1002 e (49) 8832-1734
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrsaolourencodooeste