Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Instituto Estadual de Educação...

Instituto Estadual de Educação promove projeto Copa do Mundo na Escola

Permitir aos alunos o aprendizado de diferentes culturas, por meio de troca de informações e atividades lúdicas é uma das abordagens do projeto Copa do Mundo na Escola. A ação promovida pelos gestores e professores da Escola de Aplicação (EDA), do Instituto Estadual de Educação (IEE), em Florianópolis, será nesta quarta-feira, 13, no Ginásio de Esportes Rozendo Lima, no período matutino, a partir das 7h30, e no período vespertino das 13h30 às 17h.

Cada turma deverá apresentar o nome do país em cartaz, confecção da bandeira, uniforme da seleção, nome dos jogadores, além da exposição do assunto em murais, mosaicos, exposição de fotografias, álbuns de figurinhas e a leitura de textos e poemas.

Segundo a diretora da EDA, Angela Zavarize, a ideia é que a Copa funcione também como um tema transversal, que são aqueles que permeiam as várias disciplinas ao mesmo tempo e fazem parte da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) desde 1997.

Os mais comuns, e que já são discutidos em grande parte dos conteúdos, são os relacionados à pluralidade cultural, ética, meio ambiente, orientação sexual e saúde, mas a proposta é que a escola traga para dentro da sala de aula todo tema importante, refletindo a história e aspectos culturais dos países participantes.

“O projeto abre um espaço pedagógico de pesquisa, com caráter reflexivo, permitindo explorar a linguagem oral e escrita, a interpretação, por meio de atividades e brincadeiras que envolvam conceitos matemáticos, históricos e geográficos”, destaca a diretora.     

A aluna Bárbara Faustino Nascimento, do 2º ano, diz que está gostando de representar a Rússia na Copa da Escola. “Li bastante sobre o país e aprendi que esta é a sétima vez que ele participa da competição”, ressalta. Para Lucas Cristiano da Silva, da mesma turma, esse ano “vai dar hexa”. “Vou fazer embaixadinhas na apresentação amanhã, imitando o Neymar, o melhor do time”, explica.     

Para a professora Melissa Silva, o projeto permitirá que as crianças descubram diferentes culturas, conheçam várias etnias, valorizando-as e respeitando-as. Também possam repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo.

Informações adicionais para a imprensa:

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Educação (SED)
Rosane Felthaus (48) 99125-8513
Dafnée Canello (48) 99682-6562

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support