Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Instituto Ayrton Senna elogia...

Instituto Ayrton Senna elogia experiência educacional na regional de Itapiranga


Foto: Vandro Welter – Ascom ADR Itapiranga

Qualificar para o mercado de trabalho e atender à demanda de uma sociedade cada vez mais exigente. São esses uns dos principais objetivos da implantação do Ensino Médio Integral (EMI) no Estado. E é esse o propósito da gerência regional de educação da ADR ao implantar a modalidade na EEB São Vicente de Itapiranga.

Em SC 15 escolas atenderam a condições rigorosas impostas pelo Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Estado da Educação (SED) para implantação do EMI em 2017 e a ideia é expandir essa modalide. Em SC uma parceria com o Instituto Ayrton Senna junto à SED promete colaborar decisivamente para dobrar o número de escolas no EMI em 2018.         

Na quinta-feira, 7, a gerência de educação da ADR Itapiranga recebeu visita das representantes do Instituto Ayrton Senna: a gerente de projetos, Rita Carmona Moreira Leite e a agente técnica sênior, Renata Lazzarini Monaco. Elas visitaram três escolas do EMI. Conheceram a experiência desenvolvida na EEB São Vicente de Itapiranga e de mais duas escolas em Chapecó. Além disso, falaram sobre a atuação do Instituto no programa educacional no Estado e e no país. As representantes do instituto não esconderam a satisfação com a experiência bem sucedida em Itapiranga.       

A agenda começou na manhã de quinta-feira, 7, com uma conversa com os estudantes do 9ª Ano e 1ª Série da EEB São Vicente. À tarde, o diálogo foi com os professores do programa. Igualmente puderam conhecer os projetos de intervenção desenvolvidos pelos estudantes do EMI. A participação encerrou com coletiva de imprensa no auditório da ADR.

O EMI está em funcionamento há décadas em países desenvolvidos da Europa. Santa Catarina se apresenta como um dos estados pioneiros do país a implantar essa modalidade que começou aqui em fevereiro de 2017. O EMI traz novas disciplinas, mais interação, maior planejamento e dobra o tempo de permanência na escola.    

O coordenador regional do EMI na ADR, Elói Tessing, comemora a visita inédita do renomado instituto de atuação nacional ao Extremo-Oeste. Além de alunos e professores, a visita na escola e na ADR foi acompanhada pela gerente regional de educação, Marina Bianchi, e o diretor da EEB São Vicente, Eduardo Guariente.

Base Curricular

O EMI apresenta um currículo diferenciado com 50 aulas semanais, ou seja, o dobro de horas/aula do ensino regular. São sete aulas semanais de língua portuguesa, sete de matemática, três de educação física e mais as disciplinas de arte, cultura e tecnologia. Além disso, o EMI inclui um núcleo articulador onde os alunos aprendem a elaborar projetos de vida, de pesquisa e intervenção com estudos orientados que visam a integração do currículo com as áreas do conhecimento.     

Instituto Ayrton Senna

Trata-se de uma ONG criada pela família Senna em 1994 tendo como presidente Viviane Senna, empresária e irmã do tricampeão de Fórmula 1. O Instituto concretiza o sonho de Ayrton Senna de ajudar o Brasil a diminuir as desigualdades sociais, criando oportunidades de desenvolvimento humano a crianças e jovens por meio da educação. Anualmente a organização capacita 60 mil educadores e seus programas beneficiam diretamente cerca de 2 milhões de alunos em mais de 1.300 municípios nas diversas regiões do Brasil.
{article Vandro Luís Welter – SDR Itapiranga}[text]{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support