Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Instalado Núcleo Estadual de...

Instalado Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira de Santa Catarina

Na manhã desta terça-feira, 27, foi realizado na Câmara de Vereadores de Dionísio Cerqueira, o ato de instalação do Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira do Estado de Santa Catarina – NFSC. A reunião de trabalho foi prestigiada por mais de cem pessoas representando a região da faixa de fronteira catarinense que abrange 85 municípios, agrupados em 11 Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs), compreendendo um contingente de 13,3% da população catarinense.

O diretor de Planejamento da Secretaria de Estado do Planejamento, Norton Flores Boppré, representou o secretário Murilo Flores no ato. De acordo com ele, o Estado de Santa Catarina, ao lado de outros dez estados brasileiros limítrofes com países da América do Sul estão instalando seus núcleos estaduais a fim de fortalecer o desenvolvimento regional e atender às demandas da sociedade. A ação é coordenada em âmbito federal pelo Ministério da Integração Nacional e, em nível estadual, pela Secretaria de Estado do Planejamento.

O secretário Regional de Dionísio Cerqueira, Normélio Menegazzo, explicou que o núcleo objetiva a coordenação de ações e proposição de medidas que visem ao desenvolvimento de iniciativas e a implementação de políticas públicas para a região fronteiriça que atinge uma área de até 150 km da Fronteira com a Argentina. “É uma luta grande do nosso governador Raimundo Colombo, do vice-governador Eduardo Pinho Moreira, que agora se efetiva”, disse.

Menegazzo destacou ainda que a instalação do Núcleo catarinense é o início de um longo trabalho de planejamento e articulação das lideranças regionais para melhoria nos eixos de Saúde, Educação, Desenvolvimento Socioambiental, Infraestrutura e logística, Desenvolvimento econômico e Segurança. “Deveremos realizar uma reunião de trabalho no final do mês de setembro, possivelmente em Chapecó, para avançar ainda mais nos trabalhos do Núcleo de Integração da Faixa de Fronteira de Santa Catarina”, disse Menegazzo.

Participaram do ato, o diretor de Planejamento da Secretaria de Estado do Planejamento, Norton Flores Boppré; o prefeito de Dionísio Cerqueira, Altair Rittes; o presidente da Câmara de Vereadores de Dionísio Cerqueira, Gilberto Selzler; o secretário Regional de Dionísio Cerqueira, Normélio Menegazzo; o secretário Regional de São Miguel do Oeste, Volmir Giumbelli; o secretário Regional de Chapecó, Eldimar Jagnow; o secretário Regional de Quilombo, Jacson Castelli; o secretário Regional de Itapiranga, Rolf Trebien; o secretário Regional de Palmitos, Hélio Godói; o secretário Regional de Xanxerê, Carlos Colatto; o secretário Regional de Concórdia, Paulo Eduardo Pastore; o secretário regional em exercício de Maravilha, Vilson Warmling; o diretor-geral da SDR de Seara, Ademar Petry; o inspetor chefe da Receita Federal de Dionísio Cerqueira, Arnaldo Borteze; o delegado da Polícia Federal de Dionísio Cerqueira, Márcio Anater; o comandante do 12ª Batalhão dos Bombeiros de São Miguel do Oeste, Major Aldo Franz; o Comissário Maior Chefe da Polícia Regional de Misiones (Argentina), Miguel Angelo Silva Dico; o Delegado de Polícia de Bernardo de Irigoyen (Argentina), Néris Rolando; o representando do 14ª RCMEC de São Miguel do Oeste, Major Nunes; o representante da 9ª Região da Polícia Militar, Tenente Coronel Carlos Aberto Decarli; o delegado Regional de Polícia Civil, Ricardo Casagrande; o coordenador Regional do Sebrae/SC, Udo Martin Trenehpohl, prefeitos dos municípios de Anchieta, Ari Prestes; de Palma Sola, Domingos Locatelli; de Princesa, Oli do Nascimento; o vice-prefeito de São José do Cedro, José de Conto; o vice-prefeito de Dionísio Cerqueira, Flávio Berté, secretários municipais, vereadores e outras lideranças.

Informações Adicionais:
Jornalista Lucas Maraschim Matias
ASCOM – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional
Dionísio Cerqueira (SC). Fones – (49) 9145 7142 e (49) 3644 3300

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support