Instalação do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Leite no Oeste catarinense será financiada pelo Governo Federal
O Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, vai liberar R$ 15 milhões para instalação do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Leite, no campus da Udesc, em Pinhalzinho. O anúncio foi feito durante o 4º Encontro Anual de Núcleos Estaduais de Fronteira em Dionísio Cerqueira, na última quarta-feira, 3.
O projeto do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Leite que visa melhorar a qualidade do processo de produção leiteira em Santa Catarina foi cadastrado no Ministério da Integração Nacional pelo Núcleo Estadual da Faixa da Fronteira de Santa Catarina. “Vamos encaminhar a liberação deste recurso importante, por entender que o Núcleo Catarinense da Faixa da Fronteira realiza um grande trabalho”, disse o diretor de Programas Regionais do Ministério da Integração Nacional, Walber Santana Santos.
A aferição da qualidade do leite catarinense é feita em Passo Fundo (RS) ou em Curitiba (PR). Santa Catarina é o quarto maior produtor de leite do Brasil, com mais de 3 bilhões de litros/ano, sendo que 75% da produção leiteira do Estado está localizada nas propriedades rurais localizadas na Faixa da Fronteira, no Oeste e Extremo-Oeste catarinense.
Encontro Nacional dos Núcleos de Fronteira
O município de Dionísio Cerqueira sediou o 4º Encontro Anual de Núcleos Estaduais de Fronteira e a VIII Reunião da Comissão Permanente para o Desenvolvimento e Integração da Faixa da Fronteira (CDIF) nos dias 3 e 4. O evento, que pela primeira vez foi realizado em Santa Catarina, contou com a participação de representantes de onze estados do Brasil que fazem fronteira com países da América do Sul.
A Faixa da Fronteira Brasileira representa 15,7 mil quilômetros de extensão e 27% do território nacional. Aproximadamente 11 milhões de pessoas fazem parte deste território nos estados do Amapá, Roraima, Amazonas, Acre, Pará, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Compreende-se por Faixa da Fronteira o território localizado até 150 km da divisa limítrofe do Brasil com outros países latino-americanos.
Leia mais:
>>> Encontro reúne representantes de Núcleos Estaduais de Fronteira em Dionísio Cerqueira
Informações adicionais para imprensa:
Jornalista Lucas Maraschim Matias
Secretaria Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.sdr.sc.gov.br
Fones: (49) 9145-7142 e (49) 3644-3300
Rosália Dors Pessato
Assessoria de Imprensa SPG
Secretaria de Estado do Planejamento – SPG
E-mail: rosalia@spg.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3319/9186-9740