Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Instabilidade nos serviços de...

Instabilidade nos serviços de energia, telefonia e internet afeta atividades não presenciais na Educação

A queda ou instabilidade dos serviços de energia elétrica, telefonia e internet por conta do ciclone extratropical que atinge o Estado desde a tarde de terça-feira, 30, afeta o calendário das atividades não presenciais da rede estadual de ensino. A Secretaria de Estado da Educação (SED) emitiu um informe extraordinário às 36 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) orientando sobre a atuação dos gestores escolares neste período.

Entre as principais determinações está a suspensão temporária do envio de atividades escolares não presenciais nas regiões afetadas, até o restabelecimento dos serviços mencionados.

Cada Coordenadoria deve gerenciar a situação localmente. “Estamos cientes do impacto do ciclone no acesso à eletricidade e à internet nas casas de muitos servidores, bem como das famílias de nossos estudantes, inclusive na estrutura física de suas residências, interferindo diretamente no acesso e na realização das atividades remotas pelos professores e alunos”, salienta a diretora de Ensino em exercício, Maria Tereza Hermes.

O fenômeno natural provocou ocorrências em, ao menos, 101 municípios. A informação é do balanço divulgado pela Defesa Civil no início da tarde desta quarta-feira, 1º de julho.

Atividades alteradas
O documento enviado às Coordenadorias Regionais de Educação nesta quarta-feira, 1º de julho, informou ainda a alteração em três atividades previstas:
1. Ampliação do prazo de preenchimento dos formulários diagnóstico das escolas, acerca do Retorno às Aulas Presenciais
2. Transferência da webconferência sobre Gestão Escolar, que seria realizada nesta quarta, para a próxima quarta-feira, 8 de julho.
3. Transferência de reuniões técnicas programadas pelas Gerências da SED para ocorrerem nesta semana para a seguinte.

Celesc trabalha para recompor a rede
A Celesc registrou o maior dano da história da rede elétrica, após a passagem do ciclone extratropical. No total, 1,5 milhão de unidades consumidoras do estado ficaram sem luz. A Celesc está trabalhando para recompor 90% do sistema até o final desta quarta-feira.

Comunicação
Os fortes ventos dificultam também a comunicação, já que muitas cidades estão sem sinal de telefone e internet ou sem luz. Por isso, é solicitado que a população se mantenha em local seguro e protegido, mantenha a calma e, se necessário, acione os Bombeiros pelo telefone 193.

Informações adicionais para imprensa:
Ana Paula Flores
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Educação – SED
Fone: (48) 3664-0353 
E-mail: imprensa@sed.sc.gov.br
www.sed.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support