Inscrições para o Fumdes estão abertas
Foto: Marco Favero/Secom
As inscrições para o primeiro semestre de 2024 no Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes) iniciam nesta quinta-feira, 14. Os estudantes terão até 26 de março, às 19h, para realizar o cadastro no site sistemaensinosuperior.sed.sc.gov.br e entregar os documentos comprobatórios na instituição de ensino superior (IES) em que estão matriculados.
Relembre quais são os requisitos para participar do Fumdes:
- estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação, na modalidade presencial, das instituições universitárias habilitadas pela SED, e que os cursos sejam reconhecido(s) pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) ou pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), cujo Conceito Preliminar de Curso (CPC) seja maior ou igual a 3 (três) ou, na falta deste, Conceito de Curso (CC) seja maior ou igual a 3 (três);
- ser hipossuficiente, segundo o índice de carência (IC);
- ser natural do Estado de SC ou residir nela há mais de 5 (cinco) anos, contados retroativamente a partir da data de ingresso nas instituições universitárias;
- ser a primeira graduação cursada com recursos públicos estaduais, desconsiderando para esse fim os cursos de licenciatura curta; e
- possuir renda familiar per capita inferior a 8 salários mínimos para cursos de medicina, e renda familiar per capita inferior a 4 salários mínimos para os demais cursos.
A concessão dos benefícios está prevista para o período entre 10 e 22 de abril. Os contemplados irão receber os valores pagos neste primeiro semestre de 2024 em retroativo. Em caso de concessão, o estudante receberá um e-mail informando a homologação do benefício realizado pela instituição.
Após a concessão, o aceite do contrato de assistência financeira estudantil (CAFE) deve ser realizado pelo estudante, bem como a assinatura dos recibos mensais. O cronograma completo das inscrições está disponível em ensinosuperior.sed.sc.gov.br.
Os estudantes que já fazem parte do programa podem renovar o benefício via recadastramento online. Será necessário comprovar, obrigatoriamente, desempenho acadêmico satisfatório de no mínimo 75% no conjunto das disciplinas cursadas no semestre letivo antecedente. A comprovação do desempenho acadêmico será feita por meio da apresentação do histórico acadêmico atualizado, inserido pelo estudante no sistema da SED.
Mais informações
Marina Simões
Assessoria de Comunicação da Secretaria da Educação
(48) 3664-0356