Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Inovação: Secretaria da Agricultura...

Inovação: Secretaria da Agricultura participa do Encontro Nacional de Alho em Fraiburgo

Santa Catarina se destaca como a quarta colocada na produção nacional de alho, com Valor da Produção Agropecuária (VPA) de R$ 69,953 milhões para a safra 2023/2024. Com o objetivo de potencializar e promover o setor agrícola do sul do Brasil, o 36º Encontro Nacional dos Produtores de Alho, foi realizado pela Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa) na sexta-feira, 18, em Fraiburgo. O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto participou do evento, representando o governador Jorginho Mello.

A programação integrou representantes da cadeia produtiva de Santa Catarina, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), extensionistas da Epagri, professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade de São Paulo (USP). Foi proporcionado acesso ao conhecimento técnico e novos processos para a produção, voltado aos temas: Automatização no Cultivo de Alho: Como Reduzir Custos e Manter a Qualidade; Desafios e Oportunidades: O Futuro do Mercado de Alho no Brasil; Desenvolvimento de Novas Variedades de Alho Utilizando Mutagênese e os Desafios do Superbrotamento no Alho: Potencial Uso dos Reguladores de Crescimento para o Controle deste Distúrbio Fisiológico. Foram apresentadas ideias inovadoras, encontros de negócios e a possibilidade de criar uma rede de contatos do setor.

Por ser uma cultura de inverno, a base da produção do alho catarinense está na região do planalto, onde o clima é mais propício. Os municípios de Curitibanos, Frei Rogério, Fraiburgo e Lebon Régis lideram o cultivo. Santa Catarina conta com 3,6 mil famílias produtoras (IBGE, 2017).

O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, enfatizou o potencial do setor para Santa Catarina, na safra 2023/2024 a expectativa da produção média é de 7,2 mil toneladas (Epagri/Cepa). “A maioria da produção catarinense de alho está em pequenas e médias propriedades da agricultura familiar. Cerca de 290 agricultores já foram beneficiados com financiamento e programas do governo do Estado, na lavoura de alho para safra 2024/25. A produção traz benefícios para todo estado, além de gerar empregos diretos e indiretos, estimula o consumo e alavanca o setor”, frisa Colatto.

Pesquisa

A Epagri desenvolveu pesquisa que livrou o alho de um complexo vírus que afetava a produtividade nas lavouras em Santa Catarina e em outras regiões do País. O trabalho, que iniciou em 2004, é coordenado pela Estação Experimental de Caçador e envolve também as Estações Experimentais de Lages e Itajaí e a Gerência Regional de Curitibanos. Até então, praticamente todas as sementes de alho produzidas em Santa Catarina e no Brasil estavam contaminadas por esse complexo viral. As sementes limpas foram produzidas em laboratório e colocadas à disposição dos agricultores. A adoção dessa tecnologia tem permitido aumento na produtividade da cultura.

Informações à imprensa:
Andréia Cristina Oliveira
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-4393

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SAR

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Agricultura

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support