Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Inovação está presente em...

Inovação está presente em 63% das iniciativas de governo aberto do Estado

Um mapeamento feito pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) mostrou que o uso de ferramentas de tecnologia e inovação é um aliado da agenda de governo aberto na administração estadual: 63% das iniciativas envolvem o uso de tecnologia, incluindo sites, aplicativos e informatização de serviços.

A inovação é um dos pilares do conceito de Governo Aberto defendido pela Open Government Partnership (OGP), organização internacional da qual o Estado de Santa Catarina participa.

O uso de tecnologias ajuda a ampliar a transparência das informações públicas e a participação da sociedade.

Para Carolina Kichller, coordenadora do Programa SC Governo Aberto, a modernização do Estado é fundamental para ampliar a eficiência e eficácia dos serviços públicos.

Criado pelo Corpo de Bombeiros Militar, o aplicativo tem a finalidade de manter a comunidade informada sobre ocorrências atendidas em tempo real.

Ele traz também informações para segurança e acessibilidade nas praias catarinenses.

Outro exemplo é a plataforma do Programa de Balneabilidade, do Instituto de Meio Ambiente (IMA). O objetivo é dar transparência à balneabilidade das praias.

Sobre o mapeamento: o levantamento registrou 73 iniciativas de governo aberto nos órgãos e entidades do Executivo estadual catarinense.

São programas, projetos e ações que promovem a transparência, a participação social, a inovação com o objetivo de aproximar o governo da sociedade.

Repórter: Felipe Reis

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support