Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Inicia nesta segunda a...

Inicia nesta segunda a Campanha de Vacinação contra a Influenza

A Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) iniciou, nesta segunda-feira, 4 de maio e vai até 22 do mesmo mês. O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação. A meta da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina é imunizar 80% dos 1,6 milhões de catarinenses que integram a população-alvo da campanha. Para isto, em todo o Estado, cerca de 6,7 mil profissionais estarão atuando em mais de 1,7 mil postos de vacinação, que estarão abertos de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas. No sábado, dia 9 de maio, será realizado o Dia “D” da Campanha de Vacinação.

 

A definição da população-alvo leva em conta os grupos populacionais que têm maior risco de desenvolver complicações decorrentes da Influenza. Portanto, devem se vacinar crianças entre seis meses e menos de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, indígenas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A vacina protege contra três tipos de vírus influenza: A(H1N1), A(H3N2) e B. Neste ano, até o dia 28 de abril, foram confirmados três casos de Influenza no Estado, dois pelo vírus A(H3N2) (Araranguá e Jaraguá do Sul) e um pelo vírus B (Florianópolis). Em 2014, Santa Catarina registrou 174 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza, dos quais 13 evoluíram para óbito. Em relação a 2013, houve uma queda de 65% nos casos e óbitos – já que, em 2013, foram 492 casos, com 42 mortes.

Das 174 pessoas que desenvolveram Síndrome Respiratória por influenza em 2014, 151 (87%) pertenciam a um dos grupos prioritários para vacinação e metade destes (75) não tinham sido vacinados. “As pessoas que pertencem aos grupos prioritários para a vacina contra a Influenza devem se vacinar o quanto antes, pois a pessoa leva até 15 dias para produzir anticorpos e se protegerem contra a gripe”, alerta o diretor de Vigilância Epidemiológica, Eduardo Macário. 

“Para reduzirmos ainda mais o número de casos de síndrome respiratória por Influenza em Santa Catarina, devemos manter as ações de vigilância e buscar altas taxas de cobertura vacinal nas populações prioritárias”, alerta a gerente de Vigilância de Doenças Imunopreveníveis e Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive), Vanessa Vieira da Silva.

Nos municípios da Gerência de Saúde de Dionísio Cerqueira, os números do Datasus apontam que a população a ser vacinada é de 10.754, dividida da seguinte forma: Anchieta 1.332, Dionísio Cerqueira 3.324, Guarujá do Sul 1.098, Palma Sola 1.548, Princesa 568 e 2.884.

A gerente regional de Saúde da SDR Dionísio Cerqueira, Eila Labres, ressalta que é importante que a população-alvo procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa, levando consigo a carteirinha de vacinação, e o cartão do SUS. 

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Dive/SC
Telefone: (48) 3664-7406
Manoely Dias Cogo
Secretaria Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3644-3300

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support