Iniciativa de alunos da Udesc Balneário Camboriú resulta no Dia Estadual do Engenheiro de Petróleo
Na quarta-feira, 11, o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, sancionou a Lei nº 16.404, que cria o Dia Estadual do Engenheiro de Petróleo, a ser promovido em 29 de junho.
Segundo a lei, os estudantes e profissionais da área poderão realizar fóruns, seminários e outros eventos na data comemorativa, “com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)”.
O projeto foi apresentado em março, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), pelo deputado estadual Dado Cherem após pedido de alunos do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), mantido pela Udesc em Balneário Camboriú.
A data escolhida faz referência a 29 de junho de 1973, quando a profissão de engenheiro de petróleo foi reconhecida e habilitada pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), por meio da Resolução nº 218.
Sobre o curso
O curso de Engenharia de Petróleo da Udesc Balneário Camboriú começou em 2011 e é o único da área no Estado, além de ser o segundo na Região Sul, com 40 vagas em período integral a cada semestre e duração de cinco anos.
O projeto pedagógico foi desenvolvido com a colaboração de engenheiros da Petrobras, estando alinhado com as tendências dos mercados nacional e internacional e possibilitando que os alunos conheçam todas as etapas do setor e tenham formação completa para um mercado em crescimento.
Os profissionais podem trabalhar em empresas de diversas fases da cadeia produtiva de petróleo, gás natural, biocombustíveis e energias afins, assim como em instituições de ensino e pesquisa.
Das últimas cinco edições do vestibular da Udesc, o curso de Engenharia de Petróleo foi o mais concorrido em três deles (Inverno 2012, 2013 e 2014). Atualmente conta com quase 250 alunos.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143