Iniciativa da Udesc vai oferecer noções de empreendedorismo e inovação para crianças
Estimular crianças a desenvolver noções de empreendedorismo e inovação é o objetivo de um projeto de extensão idealizado na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com previsão de chegar à escolas públicas de Florianópolis no início de 2015.
Batizada de Esag Kids, a iniciativa pretende usar uma abordagem lúdica para trabalhar competências relacionadas à administração financeira com estudantes do ensino fundamental, na faixa etária de 8 a 12 anos.
“O objetivo é levar às crianças um contato com o empreendedorismo e a inovação desde as fases iniciais do aprendizado”, afirma o coordenador do projeto, o professor de Administração Eduardo Janicsek Jara.
Professores e acadêmicos do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) participam do projeto, que está atualmente em fase de organização: uma cartilha está sendo elaborada e os estudantes estão sendo capacitados para atuar nas escolas.
Parcerias
A elaboração da cartilha conta com a parceria da empresa júnior de Design do Centro de Artes (Ceart), da Udesc, a Inventorio.
Também são parceiros da iniciativa a Esag Júnior, empresa júnior de consultoria em Administração da Udesc, o Instituto Pvblica e o Banco do Empreendedor. Na Udesc Esag, o projeto é vinculado ao programa de extensão Habilis, coordenado pela professora Ivoneti Ramos.
Um piloto do projeto será testado neste semestre, com a participação da 13ª turma do curso de extensão Esag Sênior.
Representantes de escolas que tenham interesse em receber oficinas podem solicitar sua participação no Projeto Esag Kids pelos e-mails esagkids@gmail.com eeduardo.jara@udesc.br.
Metodogia replicável
Segundo o professor Jara, a metodologia que está sendo desenvolvida é inspirada em ferramentas de gerenciamento estratégico, como o modelo de negócio Canvas, e em conceitos de criação de start-ups.
A intenção é que, após consolidada, ela possa ser replicada por qualquer pessoa “que entenda o espírito do projeto de propor inovação para crianças”, diz o docente.
“O tema empreendedorismo é muitas vezes relacionado com consumismo. Queremos dissociar essa imagem, estimulando os jovens a desenvolver suas ideias, considerando questões como viabilidade econômica e de execução”, afirma.
A participação da Escola de Governo do Instituto Pública no projeto visa incluir o tema gestão pública na cartilha, abordando valores como ética, transparência e responsabilidade.
Outros projetos
O tema empreendedorismo é trabalhado na Udesc Esag com outras faixas etárias por diferentes ações: a Esag Júnior mobiliza acadêmicos de graduação desde 1993.
Já o curso de extensão Esag Sênior oferece formação complementar para pessoas maiores de 45 anos desde 2003.
“A Esag Kids foi criada justamente para suprir essa lacuna de trabalhar o empreendedorismo com crianças. Com o objetivo maior de formar futuros líderes, que se adaptem às novas demandas sociais e econômicas e visem o desenvolvimento sustentável”, conclui o professor Jara.
Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8281