Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Transportes
  4. /
  5. Iniciadas as obras no...

Iniciadas as obras no trecho da estrada que liga Otacílio Costa à BR-470

A revitalização da SC-114, trecho que liga Otacílio Costa à BR-470, começou hoje, 18. O cronograma prevê o recapeamento da camada asfáltica dos 22 quilômetros. O Governo do Estado investirá R$ 2,1 milhões nas obras. A ação faz parte do Pacto Por Santa Catarina, e os recursos são provenientes do financiamento feito junto ao Bando Nacional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BNDES).

O trabalho consiste em três etapas. A primeira é a recomposição do pavimento em pontos já identificados. Nesses locais, a pista será perfurada para que uma nova camada de asfalto seja colocada. Posteriormente, os trechos que apresentam ondulações serão nivelados. Por fim, toda a extensão receberá a nova lâmina de revestimento. “A obra está sendo feita para melhorar as condições de tráfego em uma das rodovias mais movimentadas da Serra”, diz o secretário de Desenvolvimento Regional, Gabriel Ribeiro.  

A SC-114 foi asfaltada no final da década de 1970, quando ainda era chamada de SC-425 (a mudança de nome aconteceu em 2011). A última grande reforma aconteceu há 14 anos. A estrada é considerada um dos principais vetores de desenvolvimento da Serra Catarinense, ligando a região ao Vale do Itajaí e ao Norte do Estado.

Todos os dias, centenas de caminhões carregados com toneladas de madeira bruta circulam pelo trecho, movimentando a economia e, consequentemente, danificando o asfalto. O fluxo de automóveis também é considerado intenso. “Certamente, o novo asfalto dará mais segurança a todos nós”, diz a otaciliense Aline Oliveira, que trafega diariamente pelo trecho.   

Trecho BR 282/Otacílio Costa

O projeto geométrico que servirá como base para a reforma do trecho liga Otacílio Costa à BR-282, passando pelo município de Palmeira, está em fase de execução e ficará pronto no segundo semestre. Além da recuperação do asfalto, haverá mudanças no traçado, como a retirada de algumas curvas e a inclusão de faixas adicionais em alguns pontos.

 

Fábio Ramos

SDR-Lages

Fone: (49) 3289-6210 e (49) 8839-1727

E-mail: fabio@lgs.sdr.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support