Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Iniciada na ADR Araranguá...

Iniciada na ADR Araranguá discussão para construção de Plano de gestão de riscos de desastres nos municípios da Encosta da Serra


Foto: Leneza Krás / ADR

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá foi sede na tarde desta quinta-feira, 22, de uma reunião técnica que tratou da discussão prévia para elaboração de um Plano Integrado de Gestão de Riscos de Desastres nos municípios da Encosta da Serra – Jacinto Machado, Praia Grande, Timbé do Sul e Morro Grande.

A ação envolve a atuação cooperativa entre o Comitê Científico Educativo do Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, ADR Araranguá, Office of US Foreign Disaster Assistance – Agência norte-americana OFDA Brasil e Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil.

A construção do Plano Integrado de Gestão de Riscos de Desastres atende recomendações do Programa Mundial de Geoparques da Unesco para a criação de territórios resilientes para as comunidades locais e para a promoção do geoturismo. “Serão aproveitados para elaboração deste documento, experiência e materiais didáticos da Agência norte-americana para assistência a desastres, os saberes das comunidades locais, o conhecimento técnico-científico dos membros do Comitê científico do Projeto Geoparque, além da capacidade de articulação das instituições do Governo do Estado”, explica a gestora de projetos não-estruturantes e servidora da ADR, Sung Chen Lin.

A proposta prevê um processo participativo envolvendo as comunidades locais e futuramente pretende agregar os demais municípios da área candidata do Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, que são os três municípios do território gaúcho – Cambará do Sul, Mampituba e Torres.

A partir desta reunião, será iniciada a coleta de dados e construção e metodologias, com previsão de entrega e apresentação do Plano no mês de outubro deste ano.

O encontro técnico contou com a participação do secretário executivo da ADR Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt; coordenador regional de Proteção e Defesa Civil, sargento BM Sebastião Antônio de Souza; gestora de projetos não-estruturantes e servidora da ADR, Sung Chen Lin; membro do Comitê científico-educativo, Luiz Henrique Pimenta; e representantes da OFDA Brasil – consultor Aderbal Vicente Lapolli, instrutor Major Nelson Mello e assessora Simone de Jesus.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.adr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0084 / 99183-1799
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua