Começa prazo para retificação do Censo Escolar
Começou no dia 15 de setembro e vai até 30 de outubro o período de retificação do Sistema Educacenso 2015. Todas as escolas, independente de rede de ensino, deverão consultar os relatórios escolares referentes aos alunos regularmente matriculados na data referência do Censo que esse ano foi dia 27 de maio, e retificando as informações.
Se por algum motivo algum aluno ou profissional da educação ficou sem vínculo no período de coleta, poderá ser vinculado agora nesse novo prazo. Também em caso de transporte, turma trocada, modalidade ou etapa informada erroneamente, as escolas poderão estar retificando nesse momento.
“Também parabenizar todos os responsáveis pelas informações do Censo Escolar e o Programa SISGESC de nossa regional pela eficácia e precisão nos dados da coleta inicial, sendo assim recebendo os parabéns da equipe da Secretaria de Estado”, destaca Marli Ament Lanhi, coordenadora Regional do Censo Escolar. Dentre as 36 regionais, as contempladas pelo trabalho concluído foram a Regional de Caçador e de Itapiranga.
Lembrando que em 1998, com a implantação do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), foram redistribuídos R$ 13,3 bilhões, beneficiando os 32,4 milhões de alunos das escolas públicas em todo o país.
“O Censo Escolar é muito importante para ser encarado apenas como mais uma rotina burocrática da escola. É inegável o benefício da adoção desse processo como principal parâmetro para as políticas educacionais, com o aumento da eficiência e eficácia dos programas governamentais, como Merenda Escolar, Livro Didático e Dinheiro na Escola. Com o cadastro único das escolas e informações precisas sobre o número de alunos por estabelecimento, nível de ensino e série, os desperdícios foram eliminados. Além disso, garantiu-se a efetiva universalização destes programas”, conclui Marli.
{article Murilo Rosso – SDR Caçador – assinatura}{text}{/article}