Inicia na próxima semana o período de matrículas da Rede Estadual de Ensino
A Gerência Regional de Educação de São Lourenço do Oeste reuniu, na última semana, gestores escolares de todas as instituições de ensino da rede estadual, para repassar orientações referentes às matrículas para o ano letivo de 2019.
Na ocasião, o gerente regional de Educação, João Patinho, salientou que o período para realização das referidas matrículas tem início na próxima segunda-feira, 19 e segue até 23 de novembro. A orientação da secretaria de Estado da Educação é que para a escolha da escola, deve ser levado em consideração o critério de zoneamento, sendo a mais próxima da residência do aluno ou do trabalho dos responsáveis legais. O próprio site www.sed.sc.gov.br disponibiliza um mapa para consulta com a localização das escolas (http://serieweb.sed.sc.gov.br/cadueportal.aspx).
Em todas as unidades escolares do Estado, com exceção das 109 escolas da Grande Florianópolis, o processo deverá ser feito somente de forma presencial, mediante apresentação dos seguintes documentos:
Certidão de Nascimento;
Carteira de Identidade;
Atestado de Frequência com indicação da etapa/ano em 2018 ou histórico escolar;
Comprovante de residência atualizado (até três meses anteriores a matrícula);
1 foto 3×4; (opcional)
Carteira de vacinação, para os estudantes do Ensino Fundamental
Fotocópia do CPF dos pais ou responsáveis
Para realizar a matrícula no ensino fundamental é necessário a criança ter 6 anos de idade até 31 de março de 2019. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), o interessado para o ensino fundamental deverá ter 15 anos completos até o ato da matrícula e 18 anos para o ensino médio.
Escolas da Grande Florianópolis
Interessados para ingresso em uma das 109 escolas da Grande Florianópolis devem realizar a pré-matrícula online de 19 a 23 de novembro e posteriormente, apresentar a documentação diretamente na escola até 28 de novembro.
Haverá um segundo momento para a realização das matrículas, entre 4 e 7 de fevereiro, entretanto, o gerente João Patinho salienta que é muito importante que as matrículas sejam realizadas no primeiro período devido ao planejamento das escolas, bem como a organização do quadro de profissionais para o próximo ano letivo.
Critérios para composição das turmas
Em relação ao número de alunos por turma, o gerente salienta que a facilidade de comunicação e aproveitamento não devem ser prejudicados, por isso deve-se obedecer alguns critérios pedagógicos: 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, 25 alunos por turma, para desdobro quando exceder 5 alunos, de acordo com a Lei Complementar nº 170/1998.
Quanto à metragem da sala de aula para demais anos, deverá ser seguido Parecer Técnico 27/2013/CIP/GAM sendo:
– Sala com 48 metros quadrados: 30 alunos
– Sala com 56 metros quadrados: 35 alunos
– Sala com 64 metros quadrados: 39 alunos
Mais informações para a imprensa:
Juliana Balotin
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de São Lourenço do Oeste
E-mail: ascom@snx.adr.sc.gov.br e juliana.balotin@gmail.com
Fone: (49) 3372-1003 / 98832-9273
Site: sc.gov.br/index.php/regionais/saolourencodooeste