Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Esportes
  4. /
  5. Começa a classificação funcional...

Começa a classificação funcional dos atletas que irão competir no Parajasc

Novato nos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) o nadador Gustavo de Simas entrou na fila para obter a classificação funcional para competir. É a primeira vez que o jovem de 19 anos participa dos jogos voltados a pessoas com deficiência representando o município de Brusque. “É ótimo sentir essa integração e poder conhecer outros deficientes visuais como eu. Espero participar de muitos Parajasc daqui para frente”, fala entusiasmado. A competição teve início neste sábado, 25, em São Miguel do Oeste e vai até o dia 30. É a 11ª edição dos Parajasc.

Foto: Pamela Marin / Fesporte

>>> Imagem para download na galeria

A classificação é a primeira atividade que os paratletas precisam passar para poder competir nos jogos. Durante a consulta é analisado o grau de deficiência de cada participante e se a inscrição está correta. Quem compete em mais de um esporte recebe classificação diferenciada para cada modalidade.

Segundo o presidente da Federação Catarinense de Desporto de Cegos e Baixa Visão, Carlos Roberto Sistrem, isso permite oportunizar a competição entre indivíduos com vários graus de deficiência, pois o sistema de classificação é pré-requisito para uma competição mais equiparada. Ainda de acordo com ele, em média 80 novas carteirinhas devem ser confeccionadas no primeiro dia de provas. “É muito bom saber que o número de atletas paralímpicos aumenta a cada ano e que os deficientes fazem questão de se socializar e participar do evento realizado pelo Governo do Estado através da Fesporte.”

Vinte profissionais entre médicos, fisioterapeutas, psicólogos, psicopedagogos e professores de educação física estão envolvidos na ação. A classificadora Danissa Godinho, que atua em parceria com Soraia Wessling, lembra que após a consulta, os paratletas recebem uma carteirinha de identificação, a qual precisam apresentar antes de iniciar a prova. Sem a identificação oficial dos Parajasc o paratleta pode sofrer punições.

Informações adcionais para a imprensa:
Fundação Catarinense de Esporte – Fesporte
Assessoria de Comunicação
Jornalista Pamela Marin
(48)36656127

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support