Começa a construção do novo complexo que vai abrigar Case/Casep de Chapecó
A obra do novo Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) e do Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep), em Chapecó, já iniciou. Desde o dia 20 de julho a empresa vencedora da licitação está relizando a terraplanagem do terreno e aguardando a transferência dos adolescentes e funcionários para outras unidades – o que deve acontecer até a próxima semana – afim de demolir a estrutura antiga. O investimento na obra será de R$ 11,9 milhões.
O novo complexo vai seguir o mesmo modelo de outras unidades do Estado. A obra prevê a construção de um prédio moderno com 60 vagas, sendo 40 para o Case (hoje conta com 20) e mais 20 vagas para o Casep (hoje são 10).
A nova estrutura, com aproximadamente 5.000 metros quadrados, será construída no mesmo terreno que hoje abriga o Case, ao lado da Penitenciária Agrícola de Chapecó, no Bairro Efapi. Os adolescentes internos serão remanejados para outras unidades em Concórdia, Xanxerê, Joaçaba, São José do Cedro, Joinville e Grande Florianópolis até que o complexo seja finalizado.
“Esta é uma obra importante, pois vai resolver o problema da ampliação do número de vagas nas duas unidades, além de ser um reforço na segurança da população”, destaca o secretário de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Américo do Nascimento Júnior.
No novo espaço os internos vão receber escolarização e poderão participar das oficinas de artesanato em madeira, panificação, horta e computação. Os menores também terão atendimento psicológico, pedagógico e de assistentes sociais.
Estrutura
Além de Chapecó, outras duas unidades estão sendo concluídas no Estado, em Joinville e Florianópolis, com capacidade para 90 menores cada. Ainda este ano também serão iniciadas as obras em Criciúma e Lages, com mais 60 vagas em cada unidade para o Case e Casep.
{article Douglas Dorneles – SDR Chapecó}{text}{/article}