Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Infraero continua na administração...

Infraero continua na administração do Aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha

O aeroporto Diomício Freitas, de Forquilhinha, vai continuar sob o comando da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A estatal deve renovar a concessão do aeroporto por mais 10 anos. Os trâmites legais do contrato estão sendo providenciados.O acerto foi definido na tarde desta segunda-feira, 02, na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, SDR Criciúma.

“Estamos na administração desde 2006, o crescimento do aeroporto é percebido ano após ano. O ideal é uma concessão de 10 anos, assim temos tempo e segurança para formalizar contratos com empresas que tenham interesse em operacionalizar atividades no terminal. A Infraero deve investir mais de R$ 20 milhões no Aeroporto Diomício Freitas, recursos que vão refletir no crescimento da região”, ressalta a superintendente do aeroporto, Marcia Aparecida da Silva. 

O aeroporto de Forquilhinha deverá fazer parte de um programa de investimentos, do Governo Federal,  para melhorias na logística de terminais aéreos regionais. “Diversos técnicos do Programa já estiveram aqui fazendo análises e fomos aprovados nas três primeiras etapas. Estamos aguardando uma última avaliação para a disponibilidade dos recursos”, complementa a superintendente.

Ainda de acordo com ela, a alta rotatividade das aeronaves vem mostrando um crescimento gradativo. “É importante mostrar à população que temos um aeroporto de qualidade e com suporte necessário para atender a demanda”, afirma.

“O aeroporto possui 10 aeronaves angariadas. No geral, entre pousos e decolagens, temos aproximadamente 15 voos diários, quatro deles voos comerciais. Temos o objetivo e estamos trabalhando para tornar o Diomício Feitas, um aeroporto regional, em um local conhecido”, salienta Marcia.

Para o secretário de estado de Desenvolvimento Regional de Criciúma, João Fabris, é importante que a Infraero continue no comando do aeroporto de Forquilhinha. “O Sul está crescendo e isso é indiscutível. Parte desse desenvolvimento se dá ao pleno funcionamento do Diomício Freitas. O turismo e a indústria ganharam com a instalação do terminal”, relata Fabris. “Com a continuidade do aeroporto garantimos mais crescimento, consequentemente temos argumentos para atrair mais investidores”, enfatiza o secretario regional.

O aeroporto

Desde março de 2006 o aeroporto Diomício Freitas é administrado pela Infraero. A empresa firmou convênio com o Governo do Estado de Santa Catarina para prestação de serviços de administração, operação, exploração, manutenção e desenvolvimento da sua infraestrutura.

Mais informações
Diego Colombo e Ioton Anselmo Pereira Neto
Assessor de Imprensa
SDR de Criciúma
Fone: (48) 9127-6838
E-mail: imprensa@cua.sdr.sc.gov.br