Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Índices da Polícia Civil...

Índices da Polícia Civil apontam para a queda da criminalidade em Santa Catarina

Os quatro primeiros meses do ano foram marcados por aumento de 12,9% no número de prisões feitas pela Polícia Civil de Santa Catarina. Também houve incremento no número de mandados de busca e apreensão, ou seja, a presença da polícia em residências e endereços de criminosos aumentou 49%. A comparação é feita com o mesmo período do ano passado. 

Apenas nestes quatro primeiros meses, a Polícia Civil recebeu aproximadamente R$ 16 milhões em investimentos com a entrega de 130 viaturas descaracterizadas e mais de 380 computadores, distribuídos em todas as regiões do estado. “Investir em Segurança Pública é cuidar das pessoas que moram em Santa Catarina. É por isso que os investimentos na área durante este governo serão contínuos”, afirmou o governador Jorginho Mello. 

O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, disse que pela primeira vez a PCSC teve uma atuação recorde. “Desde o início do governo Jorginho Mello a Polícia Civil de Santa Catarina tem intensificado os seus trabalhos nas mais diversas áreas. Posso citar a busca pela qualificação de mais policiais civis de Santa Catarina. Essa é uma ação que impacta diretamente no atendimento ao cidadão”, destacou. Ele informou que os cursos e a qualificação na Academia de Polícia (Acadepol) cresceram em 38,46%.

Foto: Eduardo Valente / Secom

Combate ao tráfico

Em relação à apreensão de drogas, os números são impactantes. “Conseguimos triplicar a apreensão de cocaína e duplicar a apreensão de maconha aprendemos 300% a mais de cocaína e cerca de 100% a mais de maconha em nosso estado. Em números absolutos esses percentuais representam 980,21 quilos de maconha e 150,77 quilos de cocaína.

Na avaliação do delegado-geral isso acaba redundando na redução da criminalidade como  no número de latrocínios, que é o roubo seguido de morte. “Tivemos ainda queda de 60% e a queda dos roubos em geral caiu em 23%”.

O delegado-geral comentou que essa é uma atuação da Polícia Civil coordenada com as demais forças de segurança envolvendo Polícia Científica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros numa articulação também com o poder Judiciário e o Ministério Público de Santa Catarina. “O governador Jorginho tem cobrado intensidade de trabalho e linha dura contra criminalidade. E é isso que nós estamos fazendo: buscando trabalhar de forma intensa e diária e, com a chegada de novos equipamentos à Polícia Civil, proporcionando melhorias no ambiente de trabalho dos nossos policiais civis.”

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support