Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Inclusão profissional de pessoas...

Inclusão profissional de pessoas com deficiência é tema de pesquisa na Fundação Catarinense de Educação Especial

Foto: Divulgação / FCEE

Fortalecer a inclusão e a permanência das pessoas com deficiência nos postos de trabalho em igualdade de oportunidades com as demais pessoas. Foi com este objetivo que nasceu a pesquisa intitulada Inclusão Profissional das Pessoas com Deficiência: Framework de Funcionalidade para o acesso e permanência com igualdade de oportunidades, realizada pela pedagoga da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Juliana Paula Buratto dos Santos Pereira.

Tendo como base a premissa de que a funcionalidade das pessoas com deficiência precisa ser considerada no processo de inclusão socioprofissional, através de critérios de classificação fundamentados, o trabalho resultou na criação de um Framework de Funcionalidades, para nortear os gestores em suas avaliações de funcionários com deficiência.

A pesquisa, desenvolvida no âmbito do curso de Mestrado Profissional em Planejamento e Controle de Gestão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), utilizou como campo de pesquisa os servidores efetivos da Fundação Catarinense de Educação Especial, mas, como salienta a pesquisadora, “poderá ser utilizado posteriormente nas contratações de pessoas com deficiência em empresas para, por exemplo, direcionar o posto de trabalho mais adequado”.

“A proposta deste estudo, que culminou com o Framework de Funcionalidades, foi a criação de um checklist específico para facilitar e direcionar os processos de classificação da funcionalidade das pessoas a partir da identificação de barreiras ou facilitadores que possam limitar as suas atividades, restringir a sua participação ou que possam apoiar a sua permanência neste contexto”, enfatiza a autora do estudo.

A pesquisadora também explica que o estudo foi fundamentado na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), ferramenta da Organização Mundial da Saúde (OMS) para definição e mensuração da incapacidade, que integra os modelos médico e social.

“A elaboração do Framework de Funcionalidades da FCEE teve como fundamento dois dos quatro componentes da CIF: Atividade e Participação e Fatores Ambientais, que possuem qualificadores que indicam a extensão da funcionalidade ou incapacidade das pessoas”, explica Juliana Buratto.

Juliana destaca que, por meio do formulário, a comissão de avaliação dos funcionários poderá identificar os qualificadores relacionados ao desempenho nas atividades que envolvem a função de trabalho, observando na prática se há alguma barreira que pode restringir a participação do novo funcionário naquele local de trabalho e quais facilitadores podem servir de apoios para a sua permanência.

Mais informações
Ascom FCEE
48 3664-4943

Avatar
Escrito por:

FCEE Imprensa

Assessoria de Comunicação FCEE Contato: (48) 3664-4943 Email: imprensa@fcee.sc.gov.br

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support