Inclusão escolar e comportamento é tema de seminário para professores da rede estadual em São Lourenço do Oeste
Um seminário para professores das redes estadual dos sete municípios de abrangência da Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Lourenço do Oeste foi realizado nesta quarta-feira, 20, no Centro de Eventos de São Lourenço do Oeste. Com o tema “Inclusão escolar e problemas de comportamento: como lidar?”, ele foi ministrado pelo Professor José Raimundo Faccion.
O evento faz parte da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla da Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAES), promovida pela Escola Especial “Nossa Senhora das Graças”, APAE de São Lourenço do Oeste. O seminário reuniu aproximadamente 350 pessoas.
Segundo a integradora de ensino especial da Gerência Regional de Educação (GERED), Janice Rodrigues Pimentel, a igualdade de oportunidades é entendida como o direito de possuir as mesmas coisas, embora a discriminação ainda exista. “Admitindo a igualdade de oportunidade, incentivamos o acesso e garantia de inclusão das pessoas com deficiência nas políticas públicas como saúde, educação, assistência social, acessibilidade, entre outras”, disse.
De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 190.755.799 de pessoas, sendo que pelo menos 23,91% delas tem algum tipo de deficiência. Em São Lourenço do Oeste de 21.792 habitantes há 4.163 pessoas com pelo menos algum tipo de deficiência comprovada, ou seja, 19,10% da população.
Informações adicionais:
Samara Graciolli
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de São Lourenço do Oeste
E-mail: ascom@snx.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 9177-9790