Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Inclusão e Dignidade: conheça...

Inclusão e Dignidade: conheça o Centro Catarinense de Reabilitação do Governo do Estado que oferece próteses à população do estado

Após sofrer um acidente de moto, em 2017, Ordália de Almeida, de 58 anos, perdeu a perna esquerda.

O que poderia ser uma história de dor e traumas, se transformou em uma nova vida para Ordália, que foi encaminhada ao Centro Catarinense de Reabilitação (CCR), em Florianópolis.

Lá, ela recebeu, por meio do SUS, todo o tratamento especializado e uma prótese. Para Ordália, foi o início da retomada de uma vida independente e com a autoestima renovada:

SONORA

Mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, o Centro Catarinense de Reabilitação oferece há 52 anos tratamento especializado para Deficiência Física, Neuroreabilitação Adulto, Reabilitação Pediátrica, além de ações para Deficiência Intelectual e Espectro do Autismo.

Por lá passam cerca de 5 mil pacientes todos os meses e, por ano, o local entrega uma média de 4.800 equipamentos, que incluem órteses, próteses e cadeiras de roda.

A fisioterapeuta chefe do Setor de Órtese e Prótese, Flaviana Minela, explica como funciona o atendimento no CCR:

SONORA

O encaminhamento ao Centro Catarinense de Reabilitação é feito a partir do município de origem do paciente, que pode ser de todas as regiões, para depois iniciar a preparação na instituição, como explica a enfermeira chefe do Setor de Órtese e Prótese, Carolina Rocha:

SONORA

O local também conta com um núcleo de Reabilitação Intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo que faz cerca de 700 atendimentos de crianças de 0 a 14 anos por mês.

Repórter: Marcos Lampert

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support