Inclusão e Dignidade: conheça o Centro Catarinense de Reabilitação do Governo do Estado que oferece próteses à população do estado
Após sofrer um acidente de moto, em 2017, Ordália de Almeida, de 58 anos, perdeu a perna esquerda.
O que poderia ser uma história de dor e traumas, se transformou em uma nova vida para Ordália, que foi encaminhada ao Centro Catarinense de Reabilitação (CCR), em Florianópolis.
Lá, ela recebeu, por meio do SUS, todo o tratamento especializado e uma prótese. Para Ordália, foi o início da retomada de uma vida independente e com a autoestima renovada:
SONORA
Mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, o Centro Catarinense de Reabilitação oferece há 52 anos tratamento especializado para Deficiência Física, Neuroreabilitação Adulto, Reabilitação Pediátrica, além de ações para Deficiência Intelectual e Espectro do Autismo.
Por lá passam cerca de 5 mil pacientes todos os meses e, por ano, o local entrega uma média de 4.800 equipamentos, que incluem órteses, próteses e cadeiras de roda.
A fisioterapeuta chefe do Setor de Órtese e Prótese, Flaviana Minela, explica como funciona o atendimento no CCR:
SONORA
O encaminhamento ao Centro Catarinense de Reabilitação é feito a partir do município de origem do paciente, que pode ser de todas as regiões, para depois iniciar a preparação na instituição, como explica a enfermeira chefe do Setor de Órtese e Prótese, Carolina Rocha:
SONORA
O local também conta com um núcleo de Reabilitação Intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo que faz cerca de 700 atendimentos de crianças de 0 a 14 anos por mês.
Repórter: Marcos Lampert