Incentivo a produção leiteira de qualidade na região de São Lourenço do Oeste
Nesta semana, o gerente regional de Agricultura da SDR de São Lourenço do Oeste, Mauro Hahn, ministrou palestra para agricultores do município de São Bernardino, onde repassou informações sobre produção e conservação de alimentos de alta qualidade para bovinos. O encontro foi realizado na Câmara de Vereadores do Municípios e reuniu cerca de 60 produtores.
Segundo o gerente Mauro, a bovinocultura de leite tem se tornado a base da economia da agropecuária regional nas últimas décadas. Para que a produção de leite possa continuar ganhando importância, é necessário profissionalizar a atividade através de novas informações, do uso de novas tecnologias e da adoção de práticas de produção mais eficientes. “Dentro deste contexto, a produção e conservação de alimentos volumosos na forma de silagem para os rebanhos ganha importância”, destaca.
Ele ainda ressalta que produzir e conservar alimentos volumosos de alta qualidade para uso como base alimentar ou ainda como forma de garantir a segurança alimentar dos rebanhos é um desafio: “Esta atividade envolve o planejamento onde o agricultor define o que vai ser feito, como vai ser feito e porque vai ser feito, portanto, é necessário que se busque informações sobre os melhores híbridos ou as melhores pastagens”, salienta o gerente, acrescentando que é preciso acima de tudo entender as necessidades destas plantas para que possam expressar seu potencial de produção.
Para garantir alta produtividade, os agricultores receberam também, orientações sobre o manejo eficiente da lavoura, priorizando adubação, população de plantas e época de plantio. Além disso, o gerente repassou informações referentes ao ponto de colheita, tamanho de corte e procedimentos para o armazenamento, ações de extrema importância para evitar perdas de produtividade e qualidade da silagem.
O gerente afirma que como resultado de lavouras bem conduzidas e procedimentos de corte e armazenagem adequados, com os atuais híbridos de milho e condições ideais de manejo, é possível esperar um potencial de produção de leite acima de 30 mil litros por hectare, fato que ajuda a viabilizar a bovinocultura de leite nas pequenas propriedades da região.
Juliana Balotin
Assessoria de Comunicação
SDR São Lourenço do Oeste
E-mail: ascom@snx.sdr.sc.gov.br e juliana.balotin@gmail.com
Fone: (49) 3372-1002 e (49) 8832-1734
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrsaolourencodooeste