Inaugurado em Blumenau um dos melhores Centros de Alta Complexidade Renal do Sul do Brasil
Descrição do áudio:
Um dos maiores e melhores Centros de Alta Complexidade Renal do Sul do Brasil foi inaugurado nesta segunda, dia 25, em Blumenau, no Vale do Itajaí. Com investimento de cerca de R$ 37 milhões, a nova sede da Associação Renal Vida irá dobrar a capacidade de atendimento no setor de hemodiálise de 180 para 360 vagas. A inauguração teve a presença do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Lencina Fagundes.
Do total, o governo de Santa Catarina está contribuindo com quase R$ 7 milhões. Além de oferecer mais conforto aos pacientes e mais agilidade nas consultas, a nova estrutura tem melhorias como elevador de resgate, equipamentos modernos, estacionamento e área de convivência. O Centro também poderá atender, por exemplo, pacientes com doenças raras e oferecer hemodiálise pediátrica.
O número de consultórios multidisciplinares aumentou de quatro para 12 e o de consultórios de três para 12. O secretário da Saúde ressalta que o modelo é pioneiro no país, sendo referência para outros estados. Ele fala sobre a união de esforços entre sociedade, terceiro setor e poder público:
SONORA
O atendimento no novo Centro terá início no dia 2 de maio. Cada paciente com falência crônica dos rins precisa de três sessões de hemodiálise por semana, com duração de quatro horas cada. Volnei Trainotti Ewald, de 52 anos, está na fila à espera de um doador. Ele elogia as melhorias no local:
SONORA
A Associação Renal Vida atua em 71 municípios do Vale do Itajaí e da Grande Florianópolis. Atende mais de mil pacientes em hemodiálise e diálise peritoneal e realiza cerca de 10 mil sessões de hemodiálise por mês, além de acompanhar quase dois mil transplantes renais. Mais de 84% dos atendimentos são pelo SUS.
O presidente da Associação, Roberto Benvenutti, ressalta as melhorias e o processo de humanização, incluindo cursos a distância sobre como usar o aparelho de hemodiálise:
SONORA
A associação também trabalha com tratamentos conservadores em nefropatia crônica e promove ações de prevenção à doença renal.
Duração: 4 min e 35 seg
Apresentação: Pâmella Andressa
Técnica: Pâmella Andressa
Produção: Rádio da Secretaria de Estado da Comunicação
Contato: (48) 3665-3051
E-mail: radiosecom@gmail.com