Inaugurada subestação distribuidora de energia em Tangará, no Meio-Oeste
O governador Raimundo Colombo e o presidente da Celesc, Cleverson Siewert, inauguraram nesta quinta-feira, 18, a primeira subestação distribuidora de energia em Tangará, no Meio-Oeste do Estado. Com investimento de R$ 5,4 milhões, a nova subestação amplia em 30% a oferta de energia para 40 mil unidades consumidoras da região, configurando-se em aporte energético para uma região onde a vitivinicultura, a industrialização de papel e a agropecuária representam importantes atividades econômicas.
Foto: James Tavares / Secom
>>> Ouça o Boletim da Rádio Secom e faça o download
“Essa é uma região que tem se desenvolvido muito e a nova subestação é um ganho importante para a crescente demanda local. É uma alegria entregar essa obra, ver a infraestrutura da região melhorar e, desta forma, contribuir com o apoio necessário para continuar o desenvolvimento local que a comunidade tem promovido com tanta competência”, destacou o governador.
“Energia elétrica é fator de competitividade e desenvolvimento, e, portanto, item fundamental para geração de emprego e rende e para promoção da qualidade de vida. A inauguração de hoje significa que toda a região terá mais quantidade e qualidade de energia”, acrescentou o presidente da Celesc. Ele lembrou, ainda, que a obra amplia a recursividade regional, ou seja, agora é possível transferir cargas da subestação Videira para a subestação Tangará e vice-versa, em casos de realização de obras ou de interrupções provocadas por acidentes.
Com a nova subestação, além de Tangará e Ibiam, serão beneficiadas as localidades atendidas pela subestação Videira, incluindo Rio das Antas, Salto Veloso, Arroio Trinta, Iomerê, Macieira Pinheiro Preto e o próprio município de Videira.
A subestação Tangará opera em tensão de 138.000 e 23.000 Volts, com capacidade inicial de atendimento de 26,6 MVA. Além do aumento de qualidade na energia distribuída e maior confiabilidade do sistema elétrico, a nova subestação viabiliza melhores condições técnicas para atender ao mercado existente e possibilitar seu crescimento.
Informações adicionais para a imprensa:
Lau Macarini
Assessoria de Imprensa Celesc
Telefones: (48) 3231-6226/ 9932-9709
E-mail: laumacarini@celesc.com.br
Atendimento 24h: 0800-480120
Site: www.celesc.com.br