Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Inaugurada nova sede da...

Inaugurada nova sede da delegacia de polícia de Blumenau

O governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado da Segurança Pública, César Grubba, inauguraram nesta quinta-feira, 3, a nova sede da Delegacia Regional de Polícia de Blumenau – DRP.  Colombo visitou também a Central Regional de Emergências, instalada no 10º Batalhão da Polícia Militar, e conheceu o funcionamento do sistema de videomonitoramento.

 “A nova sede da delegacia vai garantir um trabalho ainda melhor na área da segurança pública e no atendimento à população. As novas câmeras vão dar uma grande contribuição para a cidade de Blumenau. Com essa tecnologia, os ganhos são extraordinários e a eficiência aumenta muito, assim como a segurança das pessoas”, disse Colombo.

Foto: James Tavares/SECOM

>>> Mais imagens na galeria de fotos

A nova delegacia fica na Rua Humberto de Campos, 242, área central da cidade, e vai garantir um atendimento mais ágil e eficiente, reunindo num só espaço vários serviços oferecidos pela Polícia Civil. O prédio tem 2.977 metros quadrados de área construída.

No térreo, estão as garagens, recepção, alojamento, depósito, captura de imagem e teste de legislação. No primeiro andar, vai funcionar a Ciretran, com serviços de expedição de documentos de trânsito. Ainda no primeiro andar, estão os setores para expedição de atestado de antecedentes, defesa de autuação, indicação de condutor, cozinha e almoxarifado.

O segundo e último andar contemplará a Assessoria Jurídica, NINT (Núcleo de Inteligência), Setor de Jogos e Diversões, secretaria, auditório, Gabinete do DRP, sala de reuniões, setor de informática, assessoria comunitária, cartório, arquivos e setor de convênios/GVE.

Na nova sede da delegacia foram investidos R$ 3,6 milhões. O delegado Regional de Polícia de Blumenau, Rodrigo Marchetti, disse que a nova DRP vai propiciar um atendimento mais condizente ao cidadão. “A sede onde funcionava a delegacia era muito pequena, muitas vezes as pessoas tinham que esperar de pé, e até na parte externa da repartição. Atendemos em média 1,2 mil pessoas por dia. Com este novo prédio, os cidadãos terão mais conforto e rapidez no atendimento e os policiais trabalharão num ambiente moderno e digno”, explicou o delegado.

Câmaras de monitoramento
Ainda nesta quinta, o município substituiu 32 câmeras analógicas por 32 digitais, o que permite uma melhor qualidade de imagem. O sistema receberá, ainda, mais 54 câmeras, resultado do convênio que a Secretaria de Segurança Pública mantém com a prefeitura.

seguranca publica - blumenau 20131003 1722258584
Fotos: James Tavares/Secom

“São muitos os investimentos para garantir a segurança e o melhor serviço para os catarinenses. Hoje, temos na área de Segurança Pública, em todo Estado, 80 obras em andamento, para ampliações reformas e construções. E já foram inauguradas nos últimos dois anos e meio mais de 100 obras”, informou o secretário César Grubba.  Ele destacou ainda os convênios assinados, nesta semana, que vão levar a proteção do sistema de câmeras de videomonitoramento para 100 novas cidades. A iniciativa faz parte da segunda etapa do Programa Bem-Te-Vi – Segurança por Videomonitoramento, que integra o Pacto pela Segurança.

O tenente-coronel Ednaldo Santos Costa, da chefia da Central Regional de Emergência, explicou que a tecnologia das câmeras digitais traz um melhor aperfeiçoamento e qualidade aos serviços. “Essas câmeras não servem somente para o flagrante em si, mas também para a prevenção, a busca da melhoria na prevenção.”

Protocolo de intenções
Ainda em Blumenau, o governador Raimundo Colombo, o diretor de Planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Renato Vianna, e o diretor de operações Neuto Fausto de Conto assinaram um protocolo de intenções. O objetivo é viabilizar o cartão BNDES para os associados da Cooperativa Central de Crédito Urbano (Cecred).

{article Elisabety Borghelotti}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support