Inauguração da Estação Agrometeorológica de Nova Teutônia acontece na próxima terça-feira, 18
A partir do próximo dia 18, a população de Santa Catarina, especificamente os habitantes de Seara e da região de Concórdia, passarão a contar com os serviços de mais uma estação agrometeorológica automática. Instalada no distrito de Nova Teutônia, junto ao Museu Entomológico Fritz Plaumann, no município de Seara, irá registrar e disponibilizar via internet, a todos os interessados, dados de temperatura, chuva, umidade do ar, radiação e molhamento foliar.
“O efeito imediato da instalação dessa estação agrometeorológica, patrocinada pela Epagri/Ciram e Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), é a melhoria das informações para o Sistema Agroalertas. Esse sistema de monitoramento e difusão de avisos e alertas agrometeorológicos promoverá o desenvolvimento da agricultura familiar em Santa Catarina”, contou o pesquisador da Epagri/Ciram, Hamilton Justino Vieira.
Além da disponibilização diária ao agricultor das condições meteorológicas vigentes, os alertas agrometeorológicos contribuirão para determinar com precisão o melhor momento da aplicação de agrotóxicos. Isto proporcionará expressiva redução de custos com defensivos, implementos agrícolas e mão de obra. Outro grande benefício ao agricultor e a sua família é a melhoria da qualidade de vida pela redução do número de práticas agrícolas.
O uso de agrotóxicos será feito somente quando necessário, sendo determinado pelo monitoramento e recomendado por engenheiro agrônomo. “O alerta, conforme o proposto nesse sistema, também contribuirá para a produção de alimentos mais saudáveis e beneficiará o meio ambiente e a população, pois a aplicação indiscriminada causa grande poluição no ar, solo, água e produtos”, informou Hamilton Justino Vieira.
A estação de Nova Teutônia faz parte de um conjunto de mais de 140 estações agrometeorológicas distribuídas pelo Estado de Santa Catarina, utilizadas pela Epagri/Ciram também para a previsão do tempo e clima no curto, médio e longo prazo. Essas estações são automáticas-telemétricas, o quer dizer que registram e transmitem os dados de temperatura, chuva, entre outros, com mínima interferência humana. Com isso, permitem a redução do custo do monitoramento ambiental e de clima e tempo, sistematizam a coleta e disponibilização de dados, e principalmente, permitem o acesso das informações à população interessada, a custo zero, em tempo real, via internet.
“Devido a sua localização, a estação meteorológica de Nova Teutônia será muito útil para ampliar o monitoramento no Oeste Catarinense, região que necessita de adensamento da rede de estações; ou seja, aumento do número de pontos de coleta de dados meteorológicos para melhorar a qualidade da informação”, explicou a geógrafa da Epagri/Ciram, Maria de Lourdes Mello.
Os dados dessa estação irão contribuir para a agricultura subsidiando projetos do PRONAF, na emissão de laudos, em ocorrências de eventos extremos e auxiliarão na tomada de decisão da Defesa Civil, entre outros. Ainda, possibilitará a continuidade da série histórica de dados meteorológicos coletados pelo entomólogo Fritz Plaumann e pela sua filha Gisela Plaumann a partir de 1924.
Segundo Maria de Lourdes Mello, os dados coletados por Plaumann representam a terceira série mais antiga do Estado de Santa Catarina; sendo a primeira obtida a partir da Estação do INMET, instalada em Florianópolis, em 01/01/1911; e a segunda, também do INMET, inaugurada em 01/01/1924, em Urussanga. No evento do dia 18/11/2014 esses dados meteorológicos serão repassados à Epagri/Ciram para armazenamento no seu banco de dados, possibilitando estudos científicos.
A Estação Meteorológica de Nova Teutônia será inaugurada oficialmente no dia 18 de novembro, às 10:00h, no Museu Fritz Plaumann.
Fonte: Epagri/Ciram.
Maiores informações: Dr. Hamilton Justino Vieira (vieira@epagri.sc.gov.br)