Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Consumidor
  4. /
  5. Operação de fiscalização de...

Operação de fiscalização de brinquedos do Imetro-SC não encontra irregularidades

O Instituto de Metrologia de Santa Catarina concluiu a ação especial de fiscalização dos brinquedos, que ocorreu nesta semana, de 29 de maio a 2 de junho. A iniciativa faz parte da oitava etapa do Plano Nacional de Vigilância de Mercado, coordenada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e realizada no estado pelo Imetro-SC. Foram fiscalizados 11.317 brinquedos e não foram encontradas irregularidades.

Para o presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto, o resultado é muito positivo. “Mostra que Santa Catarina está no caminho certo. A segurança dos brinquedos é algo muito importante. Estes produtos devem estar certificados com o selo do Inmetro, que é o indicativo de que o brinquedo passou por testes e é seguro.”

Durante o período da operação, fiscais da área de Qualidade do Instituto de Metrologia visitaram 15 estabelecimentos nas cidades de Biguaçu, Joinville, Guaruva, Rio do Sul, Jaguaruna e Pinhalzinho. O objetivo é orientar consumidores, produtores e comerciantes sobre os riscos dos produtos irregulares sem o Selo do Inmetro.

“Os produtos certificados devem contar com o Selo de Avaliação de Conformidade do Inmetro com o número do registro do produto no Inmetro, a marca do Instituto e o nome do Organismo responsável pela Certificação do Produto OCP”, destaca o diretor de Fiscalização e Qualidade Maurício Nazário. “Porém, brinquedos fabricados ou importados antes de 1º de janeiro de 2022 podem apresentar selos sem o número de registro até o término do estoque”, reforça.

Plano Nacional de Vigilância de Mercado

O Plano Nacional de Vigilância de Mercado começou no dia 11 de abril e terá duração de 90 dias. A cada semana, o foco será em um produto diferente. As operações têm caráter orientativo e os estabelecimentos em que forem encontradas irregularidades serão instruídos a corrigir os procedimentos.

Ouvidoria

Consumidores que desconfiarem de irregularidades devem entrar em contato pela Ouvidoria do Imetro-SC pelo e-mail ouvidoria@imetro.sc.gov.br ou pelo telefone 0800 643 5200 (segunda a sexta-feira, das 12h às 19h).

Avatar
Escrito por:

Mônica Foltran | IMETRO

Assessoria de imprensa do IMETRO/SC – Instituto de Metrologia de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support