Imetro-SC celebra Dia Mundial da Metrologia com participação em encontro internacional na França

Foto: Arquivo pessoal/ Imetro-SC
O Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) marca o Dia Internacional da Metrologia, 20 de maio, com participações nas celebrações dos 150 anos da Convenção do Metro. A data histórica, que remonta a 1875 quando o metro foi estabelecido como padrão universal de comprimento, é comemorada com a presença de representantes do Instituto em eventos de relevância mundial, na França e, em um simpósio no Brasil, reforçando o compromisso de Santa Catarina com a metrologia legal e científica.
Para celebrar os 150 anos da Convenção do Metro, o Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) realiza um evento na França. O presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto, está em Paris representando o Instituto. O encontro contará com a presença de renomados nomes da metrologia global, incluindo cientistas e pesquisadores com Prêmio Nobel.
Nos dias 21 e 22, em Versalhes, Soratto apresentará o trabalho intitulado Legal Metrology Controlling Economic Distortion In The Fuel Market In Santa Catarina/Brazil. O estudo aborda o impacto econômico da verificação metrológica de bombas medidoras de combustível no estado, evidenciando a importância da atuação do Imetro-SC para a economia catarinense e a segurança do consumidor.

Em Paris, Soratto destacou a importância do evento: “é uma honra representar o Imetro-SC e, por consequência, Santa Catarina, em um evento de tamanha magnitude, celebrando os 150 anos da Convenção do Metro. Nossa presença aqui, ao lado de cientistas e pesquisadores com Prêmio Nobel, demonstra o reconhecimento do trabalho que estamos realizando. A metrologia é a base da confiança nas relações comerciais e na qualidade dos produtos, e estamos comprometidos em mantê-la no mais alto padrão”, disse.
Imetro-SC no Simpósio da Fundação Certi em Florianópolis

Também nesta terça-feira, 20, o diretor de Metrologia Legal do Imetro-SC, Hercílio de Oliveira Bez, foi um dos palestrantes no evento brasileiro oficial, realizado em Florianópolis, sendo reconhecido pelo BIPM, como parte das comemorações dos 150 anos da Convenção do Metro. O evento, promovido pela Fundação Certi, debateu temas cruciais nas áreas da metrologia científica, industrial e legal.
Hercílio de Oliveira Bez participou do painel Desafios da Metrologia e Oportunidades na Era Digital, com foco no papel do Governo e das Políticas Públicas, reforçando a visão do Imetro-SC para o futuro da metrologia no Brasil.

“É uma oportunidade para debater o futuro da metrologia no Brasil, especialmente em um contexto de transformação digital. Nosso foco é assegurar que as políticas públicas acompanhem essa evolução, protegendo o consumidor catarinense e impulsionando a competitividade das empresas em um mercado cada vez mais digitalizado. O legado dos 150 anos da Convenção do Metro nos inspira a continuar construindo um futuro de mais precisão e segurança para todos”, destacou Bez.

Convenção do Metro
Assinada em 20 de maio de 1875 por 17 países, incluindo o Brasil, a Convenção do Metro estabeleceu o metro como o padrão internacional de comprimento. Sua adoção foi um marco para a resolução de problemas no comércio e na indústria, impulsionando o desenvolvimento científico e tecnológico em escala global.
:: Saiba mais sobre o Imetro-SC aqui
:: Acompanhe o Imetro-SC nas Redes Sociais