Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Consumidor
  4. /
  5. Imetro fiscaliza eletrodomésticos em...

Imetro fiscaliza eletrodomésticos em Santa Catarina

A verificação de refrigeradores e máquinas de lavar roupas, produtos que fazem parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) e que precisam do Selo de Conformidade do Inmetro para a comercialização, estiveram no foco da fiscalização do Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC). Esta etapa da operação que integra o Plano Nacional de Vigilância de Mercado, idealizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), começou na última segunda-feira, 15, e foi até sexta-feira, 19.

Durante a operação, a equipe técnica da área de Qualidade do Imetro-SC visitou 25 estabelecimentos, com 47 ações fiscais. Foram aproximadamente 470 eletrodomésticos fiscalizados em nove cidades do estado, onde não foram encontradas irregularidades.

“É muito gratificante ver total conformidade destes eletrodomésticos, o que mostra que estamos no caminho certo”, salienta o presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto, que completa: “fiscalizamos a certificação quanto à segurança elétrica, o que significa que o aparelho passou por testes e é seguro; e o selo de eficiência energética, aquele com barras coloridas de A, mais eficiente, ao D ou E, menos eficiente, que informa ao consumidor quais são os eletrodomésticos que gastam menos energia”.

Cronotacógrafos

Nesta semana as operações do Plano Nacional continuam e a fiscalização terá como foco os cronotacógrafos – instrumento ou conjunto de instrumentos para indicar e registrar, de forma simultânea, inalterável e instantânea, a velocidade e a distância percorrida pelo veículo, em função do tempo decorrido, assim como os parâmetros relacionados com o condutor do veículo, tais como: o tempo de trabalho e os tempos de parada e de direção.

São informações aceitas legalmente como prova em caso de acidentes ou denúncias de má condução do veículo.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support