Imetro finaliza Operação Páscoa em Santa Catarina
O Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro-SC) concluiu a Operação Páscoa Estado.
Durante mais de um mês, fiscais do órgão delegado do Imetro, percorreram indústrias de pescado e supermercados atacadistas.
Ao total foram analisadas 18.720 embalagens, entre unidades de chocolates, pescados congelados e enlatados, dos quais 55 lotes foram submetidos ao exame final no laboratório.
De acordo com o balanço apresentado, 0,4% dos chocolates, 33,3% dos pescados e 16.7% dos enlatados avaliados, foram reprovados.
Um percentual baixo se considerar o número total de análises, ressalta o gerente de Produtos Pré-Medidos do Imetro-SC, Jeferson Farias Domingues.
Já entre os pescados, o percentual foi maior. Foram feitos 18 exames e seis reprovados. Entre os produtos enlatados, foram 12 exames e dois reprovados. Do total, 55 lotes submetidos ao exame final, 14 foram reprovados.
O papel do Imetro em fiscalizar se a quantidade declarada pelo fabricante corresponde ao informado na embalagem é fundamental para garantir a justa concorrência entre as indústrias e consequentemente, o consumidor também é beneficiado.
Repórter: Kenia Casagrande