Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. IMA lança campanha para...

IMA lança campanha para evitar o abandono de animais domésticos nas Unidades de Conservação

Com a proximidade do verão e o aumento do número de visitantes nas Unidades de Conservação Estaduais, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, o IMA, está lançando uma campanha contra o abandono de animais domésticos nos parques.

Com o slogan “Animal nativo vive na natureza, animal doméstico é bicho de casa. Cada um na sua, para o bem de todos!”, o IMA quer alertar a população para o fato de que o abandono de animais domésticos nos parques provoca problemas ambientais, como conflitos com as espécies nativas, transmissão de doenças e ataques entre ambos.

Os maiores problemas ocorrem pelo instinto de caça de gatos e cães que atacam aves, pequenos mamíferos, répteis e anfíbios. Eles também podem formar grandes grupos e atacar os animais maiores. Até mesmo o cheiro dos bichos domésticos afasta a fauna que vive nos parques e reservas.

Já os domésticos, quando abandonados, também podem ser atacados pelos animais nativos, ou ficarem doentes e passarem fome, por isso, o abandono de animais é considerado crime de maus tratos.

Chegam ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do IMA, após serem atacados por animais domésticos, espécies como gambás, corujas-buraqueiras, preás, tucanos, teiús, dentre outras espécies.
Os cães e gatos não são nativos dos ecossistemas brasileiros. Os cães são originários da Europa e da Ásia e, os gatos, da África e da Península Arábica. Atualmente, quase 50% das casas brasileiras possuem pelo menos um animal doméstico.

Entre as dicas do IMA para evitar o abandono de bichos domésticos estão:
Pense bem antes de ter um animal de estimação e na responsabilidade que isso representa;
Mantenha seu animal de estimação em um ambiente adequado, dentro da sua residência ou quintal;
Utilize coleiras e guias para passear e não os solte em áreas naturais;
Consulte as regras do local antes de levar seu animal;
Mantenha o animalzinho vacinado e castrado;
Nunca os abandone, é crime!