Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. IMA firma acordo com...

IMA firma acordo com o TJSC para fortalecer o enfrentamento às violações do meio ambiente

Foto: Cristiano Estrela / NCI TJSC

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), assinaram nesta segunda-feira, 1º de julho, um acordo de cooperação técnica para ampliar as ações de enfrentamento às violações do meio ambiente e desenvolver atividades voltadas à prevenção de conflitos socioambientais em Santa Catarina.

A iniciativa visa o aprimoramento da proteção ambiental por meio da cooperação mútua envolvendo a elaboração de diagnóstico sobre as ações judiciais em curso que tratem sobre a tutela judicial do meio ambiente, desenvolvimento de tecnologias aptas a monitorar as políticas judiciais de proteção ambiental, formulação de relatórios e estudos técnicos com sugestões de aprimoramento do sistema judicial, entre outras ferramentas e a troca de experiências entre instituições visando um futuro mais sustentável e equilibrado.

Foto: Cristiano Estrela / NCI TJSC

“Esperamos contribuir e trazer a experiência de trabalho do Instituto de forma efetiva. O IMA é pioneiro em soluções de gestão de licenciamento ambiental, além de ser um órgão que desempenha um papel fundamental na proteção dos recursos naturais para contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e o desenvolvimento sustentável do estado, e através de parcerias importantes como esta que firmamos com o TJSC, também criamos possibilidades de ampliar ainda mais as nossas ações”, destacou a presidente do IMA, Sheila Meirelles.

O acordo prevê também a identificação de boas práticas nas áreas de tutela judicial do enfrentamento ao desmatamento ambiental, ao impacto no meio ambiente, bem como sobre as formas de preparação ambiental e os instrumentos processuais de controle; especificação no que se refere às normas nacionais e estaduais de proteção ao Meio Ambiente na área de desmatamento, licenciamento ambiental e também controle judicial.

O supervisor do Núcleo de Cooperação Judiciária do Poder Judiciário catarinense (Nucooj), desembargador André Luiz Dacol, destacou a importância do ato. Por meio dele, o Judiciário catarinense dá cumprimento ao estabelecido na Resolução 350/2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece a cooperação como um caminho indispensável ao desenvolvimento do sistema judicial.

“Esse é o primeiro de cooperação interinstitucional que celebramos no Estado de Santa Catarina. Começamos pelo que há de mais importante para a humanidade, uma ferramenta que visa a evolução para a prestação jurisdicional na área do Meio Ambiente. Com a cooperação entre TJ e IMA, teremos uma prestação jurisdicional mais célere, efetiva e sólida em termos ambientais. E vamos buscar também, numa união de esforços, a solução extrajudicial para os conflitos ambientais”, afirmou.

Foto: Cristiano Estrela / NCI TJSC

O presidente do TJSC, desembargador Francisco Oliveira Neto, ressaltou tanto o trabalho do Nucooj como o do IMA, lembrando que o órgão ambiental tem uma história de anos, apresentando sempre resultados efetivos.

“A cooperação judiciária é uma das boas novidades na atuação jurisdicional nos últimos anos. É a compreensão de que não se trabalha contra, pois o Estado é um só e nós temos que construir as soluções. Todos nós estamos submetidos a um único documento, que é a Constituição Federal e as leis que dela decorrem”, concluiu.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | IMA

Mais informações: Jornalista Carolina Carvalho Assessoria de Comunicação do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC) Telefone: (48) 3665-4177 E-mail: comunicacao@ima.sc.gov.br

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support