Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. IMA divulga relatório mensal...

IMA divulga relatório mensal de balneabilidade de abril

Foto: Adrio Centeno/IMA

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulga o relatório de balneabilidade referente ao mês de abril. De acordo com as amostras coletadas nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 187 estão próprios para banho, o que representa 78,9%. Em Florianópolis, dos 87 pontos analisados, 65 estão adequados para banho, o que equivale a 75,58%.

As informações e considerações técnicas do relatório podem ser conferidas na íntegra neste link.

No site, as informações são atualizadas automaticamente e todo cidadão pode acompanhar os relatórios emitidos, bem como, o resultado mais atualizado da propriedade de cada ponto, basta clicar nas bandeirinhas que aparecem no mapa ou conferir o menu ‘histórico’.

Ajustes

O IMA realizou ajustes em sua malha de monitoramento na Lagoa da Conceição devido à impossibilidade de acesso a alguns pontos previamente utilizados. O Ponto 62, localizado na área onde está sendo construída a nova ponte da Lagoa da Conceição, encontra-se atualmente inacessível para coleta. Por esse motivo, foi substituído pelo Ponto 96, situado a aproximadamente 150 metros de distância, na Rua Orlando Carioni, nas proximidades do nº 94.

Já o Ponto 66, localizado na Av. Osni Ortiga, nº 2267, teve sua coleta comprometida pelo crescimento excessivo da vegetação. Devido à recorrente dificuldade de acesso, o ponto foi realocado cerca de 350 metros ao norte, passando a ser monitorado em frente à Servidão das Cicas, com a nova denominação de Ponto 97.

Na primeira análise, o Ponto 97 apresentou resultado superior a 2000 NMP/100mL, sendo classificado imediatamente como impróprio para uso, conforme os critérios da Resolução CONAMA nº 274/2000.

Já o Ponto 96 ainda necessitará de quatro análises adicionais para definição de sua balneabilidade. Por enquanto, seu status permanece indeterminado, conforme os mesmos critérios. Desta forma, no quadro de condição geral de balneabilidade, o sistema computou o total de 237 pontos, sendo 86 pontos em Florianópolis, em decorrência do resultado indeterminado do ponto 96.

Divulgação

O Programa de Monitoramento de Balneabilidade do IMA segue um cronograma prévio provendo transparência e publicidade ao processo. Desta forma, todo cidadão pode acompanhar quando haverá a coleta em determinado ponto.

À medida que as análises vão sendo concluídas pelo laboratório do IMA, o resultado do ponto é atualizado automaticamente e pode ser conferido no mapa do site: https://balneabilidade.ima.sc.gov.br/.

Para acompanhar os resultados das coletas, basta clicar nas bandeirinhas do ponto de interesse e conferir no mapa do site o status da propriedade da praia e a data da última coleta realizada no local.

O site também possui o menu histórico, um espaço de pesquisa onde é possível acessar datas, horários, condições do vento, maré, entre outras informações que são registradas no momento da coleta e os resultados da condição própria ou imprópria de cada ponto amostrado.

De outubro a março, o IMA realiza o monitoramento da balneabilidade das praias catarinenses semanalmente e às sextas-feiras divulga um release com o balanço da semana. Já entre os meses de abril e setembro, a pesquisa e a divulgação são mensais.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | IMA

Mais informações: Carolina Carvalho Jornalista/ Assessora de Comunicação do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC) Marcionize Bavaresco Jornalista/Analista de Comunicação Social Telefone: (48) 3665-4177 E-mail: comunicacao@ima.sc.gov.br

Ver todos os posts