IMA divulga o primeiro relatório de balneabilidade da temporada 2022-2023
O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulgou nesta sexta, dia 25, o primeiro relatório de balneabilidade da temporada 2022-2023. O documento apresenta o balanço das cinco últimas análises semanais consecutivas que começaram no dia 17 de outubro deste ano.
De acordo com o levantamento, 83,1% dos pontos analisados nos 500 quilômetros da costa catarinense estão próprios para banho. O percentual representa 197 dos 237 locais avaliados. Na Capital, dos 87 pontos onde há coleta, 77 estão em condições de receber banhistas, o que representa 88,5%.
As análises são realizadas em 27 municípios litorâneos e em mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte e servem para que os banhistas consultem a situação da praia antes de sair de casa.
Durante a baixa temporada, de abril a outubro, a pesquisa é feita mensalmente. Entre novembro a março, na alta temporada, os resultados são divulgados todas as semanas, como explica o diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental do IMA, Fábio Castagna da Silva:
SONORA
Santa Catarina tem o segundo maior monitoramento de balneabilidade do Brasil. A metodologia é usada há mais de 40 anos e tem como um dos parâmetros a quantidade de Escherichia coli, bactéria encontrada nos animais de sangue quente.
O local é considerado próprio para banho quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, houver, no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.
O ponto é considerado impróprio quando for verificada a falta de atendimento aos critérios estabelecidos para as águas próprias e quando o valor obtido na última amostragem for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.