Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. IMA anuncia Instalação do...

IMA anuncia Instalação do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres no Campus Park UniSociesc, em Joinville

Foto: Divulgação/IMA

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), emitiu na última sexta-feira, 29, através da Gerência de Biodiversidade e Florestas (GEBIO), ligada à Diretoria de Biodiversidade e Florestas do IMA (DBIO), a Autorização de Instalação do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS), que permitirá o início das obras junto ao Campus Park UniSociesc, localizado no bairro Boa Vista, em Joinville.

O empreendimento é resultado de um acordo assinado pela UniSociesc, Ministério Público Federal (MPF) e IMA, sendo o segundo CETRAS para o atendimento de animais silvestres terrestres devidamente autorizado em Santa Catarina. O recurso para instalação das obras é de cerca de R$1,2 milhão oriundo de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado pelo MPF com empresa da região norte do Estado de Santa Catarina.

“Trata-se de um importante avanço à gestão da fauna silvestre em território catarinense, pois até o momento o Estado conta com apenas um empreendimento localizado em Florianópolis que opera na sua capacidade máxima para o atendimento de toda fauna resgatada e apreendida do Estado”, comenta a presidente do IMA, Sheila Meirelles.

A diretora de Biodiversidade e Florestas, Sabrina Nunes Cataneo Maestri, explica que o novo CETRAS permitirá não apenas uma ampliação na capacidade de atendimento como a descentralização desse serviço. “Esse fator é crucial para diminuir a necessidade de deslocamento dos animais, possibilitando mais agilidade no atendimento e impactando positivamente na recuperação da saúde dos animais, além de diminuir os riscos de circulação de patógenos entre diferentes regiões do Estado”, reforça a diretora.

Outro importante aspecto a ser considerado nesta parceria é a relevante contribuição que uma ação do Estado pode oferecer a capacitação e formação de profissionais, neste caso, especificamente, médicos veterinários, além de fortalecer a pesquisa científica na área de silvestres.

Cabe frisar que a apreensão de animais silvestres pelo órgãos competentes é de suma importância para o combate ao tráfico de animais silvestres e à preservação da fauna, mas esta deve ser realizada considerando a destinação que será dada aos animais imediatamente após sua apreensão, uma vez que a ausência de atendimento profissional qualificado pode resultar em danos à saúde e sobrevivência dos animais.

Após instalado e em funcionamento o local, caberá ao IMA arcar com os custos de medicação e alimentação e à UniSociesc os custos com manutenção da estrutura, pessoal habilitado ao atendimento dos animais, exames de imagem e outros. A instalação do novo CETRAS está prevista para ser concluída em 2024 e representa o fortalecimento de parcerias interinstitucionais em diferentes regiões do estado com o objetivo prioritário de fortalecer a gestão de fauna silvestre.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | IMA

Mais informações: Jornalista Carolina Carvalho Assessoria de Comunicação do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC) Telefone: (48) 3665-4177 E-mail: comunicacao@ima.sc.gov.br

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support