Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. 2º Seminário Regional da...

2º Seminário Regional da Defesa Civil reúne gestores municipais em Criciúma

Com o tema “A gente não pode mudar o passado, mas pode prevenir o futuro”, coordenadores municipais de Defesa Civil e gestores municipais estiveram reunidos na Agência de Desenvolvimento Regional para o 2º Seminário Regional da Defesa Civil do Estado. O encontro contou com a participação do secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli e discutiu a importância da política de proteção e defesa civil nos municípios a fim de despertar o interesse da resiliência local.

>>>Mais imagens na galeria

Dados da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apontam Santa Catarina como o estado com a maior diversidade de desastres do Brasil, sendo ainda, a maior perda per capta e por quilômetro quadrado. “Para irmos de encontro a esse problema precisamos de um plano de ação, estruturação, protocolos, treinamento, inclusive para a população para que ela tenha consciência de Auto-Proteção. Somados tecnicamente estaremos preparados para conviver com os cenários de risco que estamos expostos”, explicou Moratelli.

Durante o seminário, o secretário palestrou falou sobre a importância da estruturação da Defesa Civil no estado e município. “Este ano teremos 100% de cobertura por radares em Santa Catarina, Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) na Capital ligado a outros 20 Centros Regionais; e o Plano de Contingência Municipal é uma das ferramentas que compõe essa estrutura para que aconteça o conjunto de ações integradas”, comentou.

“A coordenadoria regional da Defesa Civil e ADR vem desempenhando um papel fundamental de apoio e prevenção em nossos 12 municípios. Além do suporte na hora dos desastres, estamos testando técnicas, como na Serra do Rio do Rastro para evitar deslizamentos”, assegurou o secretário executivo da ADR, João Fabris.

Para o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro é dever do gestor municipal evitar que danos maiores aconteçam a população. “Não basta só aguardar o fato acontecer para fazermos alguma coisa. Nós servidores públicos temos a responsabilidade de ajudar a prevenir desastres maiores. Em Criciúma, atuamos na área central com a construção do canal auxiliar para evitar as enchentes”, lembrou.

{article Paula Darós Darolt – ADR Criciúma}[text]{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support