Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. II Conferência Estadual de...

II Conferência Estadual de Educação reúne profissionais a partir deste sábado

Os diferentes segmentos da sociedade vêm ganhando espaço no cenário brasileiro em discussões para a construção de novas políticas públicas, visando à melhoria da qualidade na educação. A II Conferência Estadual de Educação, promovida pelo Fórum Estadual de Educação (FEE), que será realizada entre os dias 7 e 9 de setembro, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, é um destes espaços de discussões.

Estarão reunidos profissionais da educação, membros do Fórum Estadual e lideranças municipais e estaduais, para debater as propostas elaboradas e deliberadas nos encontros realizados no Estado, nas conferências municipais e intermunicipais, para construir um documento único a ser levado para a etapa Nacional, que será realizada em fevereiro, em Brasília.

>>> Rádio Secom: confira a entrevista com a secretária adjunta de Educação sobre o evento

Assuntos de relevância para a educação estarão em pauta durante os três dias do evento. Profissionais renomados participam de palestras e debates dando suas contribuições. Na abertura da Conferência, a professora doutora em Educação da Universidade de São Paulo (USP), Lizete Regina Gomes, abordará o tema “Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”.

Já no domingo, 8, os participantes, divididos em 15 grupos, irão debater os sete eixos previstos no Documento Referência, para a elaboração do relatório final, a ser finalizado na segunda-feira, 9. Entre os palestrantes estão:

Eixo I – O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação, que terá como palestrantes: o deputado federal Pedro Uczai; o representante do MEC Walisson Maurício Pinho Araújo; o presidente do Conselho Estadual de Educação, Maurício Fernandes Pereira; e o consultor Legislativo no Senado Federal, João Antônio Cabral de Monlevade.

Eixo II – Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos: o professor da UNIPLAC Geraldo Augusto Locks; professores da UFSC Sandra Dalmagro e Ana Lúcia Vulfe Nötzold; representante do FEE Joana Célia dos Passos; e a representante da Prefeitura de Florianópolis Rosangela Machado.

Eixo III – Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: Cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente: a representante do MEC Sandra Regina de Oliveira Garcia; a professora da IFC Filomena Rodrigues da Silva; a professora da UNIPLAC Lúcia Ceccato; e o professor da UFSC Walter Antonio Bazzo.

Eixo IV – Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem: a professora da ACAFE Cássia Ferri; a professora da UDESC Geovana Lunardi; e o professor da UFSC Dilvo Ristoff.

Eixo V – Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social: a deputada estadual Luciane Carminatti; os professores Swamy de Paula Lima, Vera Regina Rzatik e Paulo Hentz; e a professora da UNISUL Jeruse Maria Romão.

Eixo VI – Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho: professor da UFSC Juares da Silva Thiesen; a professora da ANFOPE Helena Freitas; e o professor da UNIASSELVI Norberto Siegel.

Eixo VII – Financiamento da Educação: Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos: o professor da Campanha Nacional pelo Direito à Educação/FNE, Daniel Cara; o professor da UFSC Gil Vicente dos Reis Figueiredo; a representante da CNTE Marta Vanelli; e a professora da UFES Eliza Bartolozzi Ferreira.

De acordo com a coordenadora do Fórum Estadual e secretária-adjunta da Secretaria de Estado da Educação, Elza Moretto, a Conae é um importante espaço de interlocução entre a sociedade civil e o Estado catarinense na busca pela qualidade do ensino. “A Política de Educação para o sistema educacional catarinense tem espaço plural das mais diferentes vertentes. O escopo é fazer com que toda a sociedade, por meio de suas entidades constituídas, reflita e dialogue sobre a política educacional. As Conferências são pilares fundamentais para a composição dos Planos Nacional, Estadual e Municipais de Educação”, explica Elza.

Segundo o Fórum Nacional de Educação, Santa Catarina se destaca no âmbito nacional devido ao importante trabalho de mobilização e pela participação nas discussões. Cerca de 90% dos acessos nas redes sociais da Conae Nacional são feitas por Santa Catarina, assim como 70% das produções e ações desenvolvidas e postadas. “As discussões estão boas e com certeza o resultado deste trabalho trará importantes ganhos para a educação catarinense”, afirma Elza.

Informações adicionais para a imprensa
Edinéia Rauta
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Educação  – SED
E-mail: edineiarauta@sed.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-0353 / 3664-0161 / 3664-0356 / 9-9980-3136
Site: www.sed.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support