Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Ciência, Tecnologia e Inovação
  4. /
  5. Ideias inovadoras ganham apoio...

Ideias inovadoras ganham apoio no Órion Parque em Lages


Fotos: James Tavares / Secom

Ideias inovadores já começaram a tomar forma com apoio do Órion Parque de Lages. Entre os projetos está um aplicativo voltado para  pessoas com intolerância a algum tipo de alimento, que funciona como uma rede social na qual os usuários compartilham reações ao consumir determinados alimentos. Ainda em fase de testes, já reúne mil usuários. 

Conheça os trabalhos:

Gênesis – transformador de sonhos em projetos

Tirar do papel ideias e transformar em ações. Este é o papel do Escritório de Projetos, o Gênesis. Com este objetivo, um comitê formado pela tríplice hélice – universidades, empresas e governo – busca dar orientação, apoio e condução de projetos inovadores. “Vamos em busca destes projetos que têm um potencial e fazemos toda a articulação, encorajamento e auxílio para resolver as demandas para que a ideia possa ser colocada em prática”, explica o coordenador da Gênesis, Gil Pletsch.

Resultados

Com este objetivo, o escritório de projetos tem mais de 100 projetos cadastrados, que vão desde a orientação para abertura de uma MEI até a implantação de uma mineradora para a implantação de fertilizantes. Entre os resultados do programa já foram criadas 11 empresas, sendo 10 encubadas no Órion e impactadas cerca de 300 pessoas envolvidas nas equipes. Entre os projetos em implantação destaca-se a implantação da marca Saber Serrano que tem o objetivo de fortalecer a produção e consumo de produtos locais e típicos da serra catarinense como o queijo serrano, mel e demais produtos.

Sementes que já dão bons frutos

Um dos projetos vencedores do Sinapse da Inovação e que já está atraindo a atenção de usuários é o aplicativo desenvolvido pela Startup Ilérgic. Voltado para pessoas com intolerância a algum tipo de alimento, o aplicativo funciona como uma rede social onde usuários comentam as reações pessoais que tiveram ao consumir determinados alimentos.

O aplicativo mantém uma base de dados dos produtos e disponibiliza todas informações apenas com a leitura do código de barra do produto. O aplicativo que ainda está em fase de testes e leva o mesmo nome da startup, já conta com cerca de mil usuários.

“É uma forma de ajudar as pessoas que têm algum tipo de intolerância a decidir se consomem ou não determinados produtos com base no relato de outros usuários que tem o mesmo tipo de intolerância. Estamos ainda trabalhando de forma que futuramente as próprias empresas possam responder as dúvidas dos usuários e também que estas informações possam ser usadas pelas empresas para melhorar ou alterar determinados componentes das formulas”, explica o CEO da empresa, Felipe Amaral, 24 anos.

Monitoramento de florestas

Outro projeto que literalmente ganhou asas é uma aeronave feita a partir de isopor com um sistema de rádio e controle por telemetria, capaz de fazer o monitoramento de até mil hectares de florestas durante uma hora. Também vencedor do Sinapse da Inovação, o projeto levou dois anos entre testes e quedas, até atingir seu objetivo que inclui: mapeamento de florestas, contabilização de número de árvores em determinada área, detectar possíveis falhas e doenças na vegetação e identificar operações florestais.

“Existem outras aeronaves parecidas, mas que tem um custo bem mais alto. Produzimos um modelo que proporciona mais agilidade e menos riscos de quebra do equipamento”, explica o coordenador da Sul Florestas, Matheus Nunes Silva.

O projeto participou da ExpoLages e o Órion Web foi a porta de entrada no Centro de Inovação de Lages, onde o projeto ganhou força. “Após dois anos trabalhando na ideia, foi aqui no Órion que conseguimos apoio para desenvolver este projeto”, avalia.

Como participar do Órion Parque

Órion Lab – Oportunidade para jovens empreendedores se instalarem durante 12 meses, utilizar a sala comercial e serviços oferecidos no Parque para suporte para transformar ideias em projetos. O objetivo é facilitar o acesso para ideias inovadoras que não estejam em fase avançada.

Incubadora – Voltado para empresas com menos de quatro anos no mercado e que necessitam de apoio nos primeiros anos. Dentro da incubação a empresa conta, além do espaço físico, com mentorias, apoio e capacitações.

Edital de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) – Permite que empresas atuem dentro do Centro de Inovação com uma equipe voltada à criação ou aprimoramento de novos materiais, equipamentos, produtos, processos e sistemas.

Projetos Inovadores Capacitação, apoio e ajuda no desenvolvimento de um projeto inovador com base em pesquisas aplicadas, inovando em produtos, processos e serviços.

Concessão de terreno – Espaço de 90 mil metros quadrados disponível no entorno do Parque divididos em 12 terrenos de cerca de 4 mil metros quadrados cada um para concessão por meio de editais de lotes para empresas. (Os editais sempre são divulgados através do site oficial e fanpage no Facebook)

Coworking – Espaços para desenvolver projetos, podendo ser gratuitos para um dia de trabalho e uma ótima oportunidade de unir profissionais para compartilhamento de ideias, criação de networking e colaboração.

Empresas Virtuais Voltado para empresas constituídas e atuantes no mercado, que não estará instalada fisicamente no Centro de Inovação do Órion Parque, mas que poderá dispor da infraestrutura e os serviços oferecidos.

Órion Parque em números

Estrutura física: 9 salas de reuniões, 4 auditórios, sala de jogos, ampla área de convivência incluindo um deck, cafeteria, coworking e ambiente para videoconferência.

Ambiente de inovação: Em 730 dias de vida, o Órion Parque abrigou 264 eventos, sendo 239 próprios e 25 externos num total de 272 dias de eventos. 37 empresas virtuais e 23 residentes.

Ações do Órion Parque

Projeto Reuni – resgatar e promover o empreendedorismo universitário por meio do ambiente acadêmico como ponte e estrutura para o desenvolvimento e fomento de potenciais ideias e projetos.

Para mais informações: www.projetoreuni.com.br

Reuni Experience: Tem o objetivo de unir acadêmicos para idealizar e realizar um projeto de cunho inovador. Após a imersão, que pode variar de três dias a uma semana para este desenvolvimento, os alunos apresentam suas ideias para empresários, professores, investidores e especialistas. Já foram realizadas quatro edições do evento na Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), e três edições no Centro de Inovação, duas com alunos do IFSC e uma com empreendedores da ACIL Jovem. Estão programadas, ainda para 2018, edições do evento com alunos do Instituto Federal (IFSC) e uma do curso de Sistemas da informação da UNIPLAC.

Órion Connect: Com o intuito de ser uma ferramenta de inclusão para jovens e comunidade externa ao Órion, que nem sempre tem a oportunidade de conhecer o que acontece no Centro de Inovação, é uma ferramenta que trabalha em três frentes inclusivas:

• Empoderamento Feminino;

• Empoderamento da Melhor Idade e

• Empoderamento Jovem

LINHA DO TEMPO

2007 – Projeto é idealizado por empresários. Criado o grupo de tecnologia da informação – ACIL

2011 – Missão técnica do Governo de Santa Catarina

– Governo cria a Rede Catarinense de Inovação e insere o Órion Parque como a primeira estrutura de Santa Catarina

2012 – Lançamento do projeto Centro de Inovação Luiz Henrique da Silveira

2013 – Início da obra do Centro de Inovação de Lages

2014 / 2015 – Acompanhamento da obra

2016 – Conclusão da obra e inauguração

>>> Leia também:

Centro de Inovação completa dois anos e abre portas para desenvolvimento tecnológico na Serra Catarinense
{article Mônica Foltran – Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDS}[text]{/article}